Porquê escolher serviços geridos?

Os serviços geridos podem oferecer à sua empresa muitas vantagens. Trata-se de delegar a especialistas toda ou parte da manutenção e gestão do seu sistema de informações, que saberão garantir a segurança, a fiabilidade e a capacidade de atualização da sua infraestrutura, bem como minimizar os custos operacionais. Poderá optar por serviços geridos completos ou parciais, dependendo das suas necessidades e das competências de administração do sistema, que possua internamente.

Serviços geridos: múltiplas vantagens

Gostaria de confiar a sua infraestrutura de TI a especialistas? Nesse caso, os serviços geridos são perfeitos para si, pois oferecem vantagens técnicas e financeiras inegáveis.

Vantagens técnicas dos serviços geridos

Os benefícios dos serviços geridos são essencialmente técnicos, sobretudo se não possuir competências suficientes a nível interno. As empresas de serviços geridos empregam especialistas que sabem garantir reativamente a continuidade dos seus serviços de informações, em caso de falha ou mau funcionamento. Os pacotes de serviços geridos incluem frequentemente acesso a assistência técnica 24 horas por dia, sete dias por semana, e garantem um tempo de intervenção rápido, dependendo da subscrição selecionada. Se possui requisitos consideráveis de manutenção e uma grande infraestrutura de TI, não hesite em optar por serviços adicionais, como monitorização do sistema em tempo real, monitorização regular para antecipação de bugs e falhas, auditoria de segurança para garantir a integridade dos dados e a substituição rápida de componentes que tenham deixado de funcionar, etc. O backup regular dos seus dados é, na maioria dos casos, realizado pelo seu prestador de serviços geridos. A IKOULA oferece vários pacotes de serviços geridos com opções personalizadas, que podem ir até à administração dos sites e das bases de dados, para que se possa concentrar nos aspetos essenciais da sua empresa.

Existem outras vantagens? Um prestador de serviços geridos está constantemente à procura de novas tecnologias e fornecerá as melhores soluções do mercado para o seu sistema de informações, ajudando-o a otimizar as suas tarefas diárias. Se necessita de desenvolver a sua infraestrutura, um prestador como a IKOULA orientá-lo-á para a melhor solução, tanto em termos de custo como de desempenho.

Vantagens humanas e financeiras dos serviços geridos

Se a sua organização é pequena, os serviços geridos podem ajudar a evitar a contratação de um funcionário dedicado para a realização da tarefa, no caso de os seus requisitos não serem suficientemente grandes para exigir um funcionário a tempo integral. A implementação de um sistema de informações e a sua manutenção podem ser altamente complexas, especialmente se a sua profissão não estiver de todo relacionada com o setor das novas tecnologias. Um prestador de serviços geridos pode oferecer um pacote escalável, adaptado às suas necessidades. Poderá confiar ao prestador toda ou parte da manutenção das suas estações de trabalho, servidores ou software. Isso pode ir desde uma simples intervenção no caso de falha ou mau funcionamento, até à administração em tempo real, em colaboração com um parceiro de contacto dedicado. Existem outros benefícios? O seu prestador de serviços geridos terá uma visão geral de todo o sistema de informações. Esta é uma solução de longo prazo, em contraste com a utilização de inúmeros subcontratantes, que normalmente possuem apenas uma visão parcial da sua infraestrutura.

Os preços são altamente acessíveis e permitem otimizar os gastos, uma vez que os serviços geridos facilitam a resposta rápida, em caso de falha, e evitam interrupções na continuidade dos negócios. Isso é ainda mais importante se a sua atividade for a venda de bens e serviços, ou se estiver a operar no âmbito de um setor estratégico, em que a reatividade seja essencial. De um modo geral, os prestadores de serviços oferecem uma taxa fixa mensal, que pode subir se os requisitos aumentarem.

Como selecionar o seu prestador de serviços geridos

Antes de selecionar um prestador de serviços geridos, deverá definir as suas necessidades: nível de serviço (básico ou personalizado), tamanho da sua infraestrutura, número de serviços dedicados ou nuvem, quantidade de hardware quer requer manutenção e orçamento disponível. Depois de a especificação de requisitos estar concluída, são indispensáveis determinados critérios, para serviços geridos de alto desempenho:

  1. Variedade dos pacotes oferecidos. Mesmo que, de momento, os seus requisitos sejam reduzidos, isso pode mudar, pelo que o seu prestador deverá ser capaz de oferecer facilmente soluções mais abrangentes.
  2. Acesso constante a assistência técnica.
  3. Uma auditoria periódica de segurança é uma grande vantagem, como forma de antecipar problemas.
  4. Tempo de intervenção rápido, em caso de falha ou mau funcionamento.
  5. Acesso a painéis, que resumam incidentes e intervenções, bem como ferramentas de relatório.
  6. Se necessitar de um nível elevado de serviço, não hesite em optar por serviços geridos com especialistas técnicos dedicados.
  7. Se tiver restrições muito específicas relativamente à segurança e/ou ao nível crítico, verifique se o prestador oferece soluções personalizadas.

Quaisquer que sejam as suas necessidades, recomendamos que compare várias ofertas e opte pelo prestador mais adequado às suas restrições. Antes de contactar um especialista ou representante de vendas do(s) prestador(es) de serviços escolhido(s), prepare uma lista de perguntas que permitirão identificar as suas necessidades e ajudá-lo-ão a optar por uma solução de longo prazo e alto desempenho.


Descubra os nossos pacotes diferentes de serviços geridos


Os protocolos HTTP que deverá conhecer.

Necessita de mais informações? Peça conselhos aos nossos especialistas. Contacte a nossa secção de vendas
CookiesPrivacy