X

O meu site é verde

Tome medidas decisivas todos os dias em nome do ambiente
com a IKOULA, prestadora de alojamento na Web desde 1998.

A IKOULA, especialista em servidores Web, põe em prática as suas escolhas ideológicas, ao poupar recursos energéticos, graças a ofertas inovadoras de alojamento na Web, bem como a novos desenvolvimentos e procedimentos. A IKOULA pôde optar por reduzir a sua pegada de carbono, graças a uma infraestrutura de baixo consumo de servidores dedicados e virtuais. Os servidores dedicados estão alojados em França, num centro de dados de última geração, em sintonia com o ambiente.

O meu site é verdeO compromisso responsável da Ikoula

A missão da Ikoula é o alojamento de servidores num centro de dados, um edifício ligado a redes elétricas e redes de Internet seguras e redundantes. Um centro de dados integra infraestruturas específicas: ar condicionado, higrometria, etc., a fim de respeitar as condições ambientais ideais dos servidores, em termos de temperatura, humidade e segurança. A operação de um centro de dados significa, naturalmente, um consumo elevado de energia.

A energia consumida por um site é bastante variável. Um site pode ser alojado em vários servidores e um servidor pode alojar vários sites; isso depende, por exemplo, do número de vídeos, fotos, número de visitantes, possíveis recursos de streaming ou download, etc.

Alojamento e ambienteRedução do consumo de energia nos nossos centros de dados
Faça a comparação das taxas de consumo:
  • 0.530 kwh/j

    Consumo de um servidor dedicado tradicional

  • 0.048 kwh/j

    Consumo de um servidor dedicado virtual*

  • 100%

    Eletricidade a partir de fontes de energia limpas**

Ação e compromisso todos juntos!

*Um servidor virtual consome, em média, 0,01A, ou seja, 0,01A x 200 = 2 Wh x 24 = 48 Wh/dia/1000 = 0,048 kWh/dia.
**Desde 1 de novembro de 2015 que a IKOULA utiliza eletricidade de fontes de energia 100% renováveis nos seus centros de dados.

Os nossos compromissosA IKOULA, prestadora de alojamento na Web, compromete-se a todos os níveis da sua atividade





  • Baixo consumo de energia elétrica

    Favorecemos servidores com componentes de baixo consumo de energia elétrica, sem custos adicionais para os nossos clientes.

  • Reciclagem de resíduos

    Reciclamos os resíduos de TI dos nossos servidores e integramos nos nossos procedimentos a Diretiva 2002/95/CE, relativa à restrição do uso de determinadas substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrónicos (RoHS).

  • Energia renovável

    A IKOULA utiliza eletricidade de fontes de energia 100% renováveis nos seus centros de dados.

  • Desenvolvimento sustentável

    A IKOULA está a renovar o seu centro de dados e a repensar a sua infraestrutura com soluções de desenvolvimento sustentável. Entre outras coisas, estamos a planear integrar permutas térmicas naturais, o que reduzirá os requisitos em relação ao ar condicionado e, por conseguinte, ao consumo elétrico.

  • Redução de emissões de CO2

    Lançamento de soluções inovadoras de alojamento, reduzindo significativamente as emissões de CO2!

O site deles é verde!Os nossos clientes comprometem-se com a IKOULA

A IKOULA quer reconhecer os compromissos com o ambiente e as inúmeras iniciativas verdes, nas quais acreditamos. Sabemos que todas as ações são importantes e que, intervindo diariamente, o impacto multiplica-se. Ao falar sobre as ideias, inovações e compromissos pessoais que nos interessam, esperamos contribuir para o seu desenvolvimento e incentivar todos a fazer o que podem.

Escreva-nos, para partilhar as suas descobertas ou compromissos: contact@monsiteestvert.fr

logótipo batifac

Batifac

Descubra a BatiFac, a sua nova ferramenta de oferta de preços e faturação, destinada a comerciantes, trabalhadores independentes, atividades individuais objeto de supervisão e sociedades unipessoais. Faça a gestão dos seus clientes, pagamentos e todos os documentos de vendas, onde quer que esteja, sendo apenas necessária uma ligação à Internet. Envie rapidamente documentos por email, sem qualquer configuração, para os seus clientes. Também beneficiará de atualizações gratuitas.

www.batifac.com
logótipo-nonah

Nonah

Objetos gigantescos em madeira para preencher o mundo das crianças, criados no contexto de um processo de desenvolvimento sustentável. Aqui encontrará uma mesinha de cabeceira altamente original, uma estante modular, uma caixa de brinquedos cheia de imaginação, bem como outros objetos para ajudar a construir o mundo dos seus filhos.

www.nonah.fr
logótipo-arbreabulles

Arbre à bulles

Presentes bonitos, originais, éticos e elegantes: uma seleção de objetos de decoração, acessórios de moda, caixas de oferta e arte de mesa, feitos por criadores e designers respeitadores do ambiente e justos, a fim de garantir um consumo responsável.

www.arbreabulles.com
logótipo-pcastuces

PC astuces

Estabelecida há mais de 10 anos, a PC Astuces é composta por 7 servidores alojados nas instalações da Ikoula. Mas a PC Astuces também se compromete a ajudar o ambiente, a montante, no âmbito da arquitetura do seu site, optando por uma linguagem de programação que consome menos recursos elétricos e informáticos.

www.pcastuces.com

Ajuda e FAQsAs perguntas mais frequentes

Ver tudo Fechar tudo
O armazenamento polui o ambiente?
De facto, o armazenamento de dados não é a principal fonte de poluição, porque as aplicações ou os dados que não são utilizados, como endereços de email ou serviços antigos e fora de uso, exigem apenas um pouco de espaço e energia. Por outro lado, todas as aplicações ativas causam consideravelmente mais poluição: todas as ações, como enviar uma mensagem, fazer upload de uma foto ou visitar uma página da web, têm um impacto no ambiente.

Existem dois tipos de poluentes no centro de dados: servidores que consomem energia e ar condicionado intenso para regulação da temperatura. Os proprietários podem reduzir o impacto ambiental adquirindo novos equipamentos, mas se a abordagem for adotada apressadamente, sob pressão do governo ou da opinião pública, ela terá o efeito inverso.

Na realidade, se todos os servidores forem substituídos num curto período de tempo, a pegada de carbono, associada à destruição e reciclagem do hardware e dos metais utilizados nos servidores e nos sistemas de ar condicionado, será muito elevada. Além disso, existe a pegada associada à criação e ao transporte do novo equipamento. Em vez de alimentar a procura e, consequentemente, a oferta de servidores novos e mais eficientes, devemos aumentar o ciclo de vida dos servidores já existentes para reduzir a procura, criando assim um círculo ecológico.
O que faz a IKOULA para limitar o seu impacto no ambiente?
Reciclagem dos servidores, seleção da fonte de energia, seleção de equipamentos altamente eficientes. Podem ser tomadas várias medidas para melhorar progressivamente o impacto ambiental dos centros de dados:
  • Reciclagem dos servidores: para reduzir o impacto ambiental de um centro de dados, o primeiro passo é multiplicar os ciclos de vida dos servidores, a fim de evitar, tanto quanto possível, a poluição associada à sua destruição e à compra de novo hardware. Em vez de eliminar um servidor ao fim de três anos, é possível dar-lhe um segundo ou mesmo um terceiro ciclo de vida, atribuindo-lhe uma função menos árdua. Dessa forma, os servidores são substituídos, não de 3 em 3 anos, mas de 7 em 7 anos.
  • Ao substituir o hardware, escolha uma tecnologia de baixo consumo: embora não deva substituir o equipamento antes do fim do ciclo de vida, é importante analisar o mercado para se manter atualizado sobre as últimas inovações e saber a qual equipamento recorrer como substituto. Deverá optar por uma tecnologia de arrefecimento gratuito, que exige, para arrefecimento, o menor número possível de motores e equipamentos de alta eficiência, facilitando uma perda mínima de calor e energia.
  • Selecione uma boa fonte de energia: a partir de 1 de janeiro de 2016, os centros de dados beneficiam de um regulamento industrial que impõe uma alteração dos preços e a adoção de uma tarifa aberta. Por isso, é importante escolher um fornecedor de energia “verde” e utilizar fontes 100% renováveis.
As TI verdes são, assim, um compromisso a ser assumido a longo prazo e não uma decisão a ser implementada no período de tempo mais curto possível. Se as normas governamentais impuserem a adoção de equipamentos “verdes” a curto prazo, as consequências para o ambiente serão prejudiciais. Este compromisso, aplicável a todas as empresas que gerem centros de dados, deve concentrar-se nas decisões do dia a dia, para oferecer serviços de alto desempenho, garantindo ao mesmo tempo que o impacto das TI no ambiente seja minimizado.
CookiesPrivacy