Certificações ISO

IKOULA aposta na melhoria contínua dos seus serviços, para uma Cloud mais responsável

ISO 50001Gestão de energia

ISO 50001 A certificação ISO 50001 atesta um processo de melhoria contínua em termos de uma gestão mais responsável da energia. Define um quadro relativamente preciso de requisitos que podem ser resumidos nos seguintes pontos (fonte: https://www.iso.org):

  • Elaborar uma política para uma utilização mais eficiente da energia
  • Fixar metas e objetivos para implementar tal política
  • Utilizar dados para compreender melhor as questões relativas ao consumo de energia e tomar decisões para resolvê-las
  • Medir os resultados
  • Analisar a eficácia da política
  • Melhorar continuamente a gestão da energia

Mais informações »

Jean-Pascal MACCHI"É com grande prazer que anuncio que IKOULA está agora oficialmente certificada ISO-50001 para a implementação de um sistema de gestão de energia. Esta é uma grande realização coletiva! Obrigado a todas as equipas, o desafio foi grande e pudemos enfrentá-lo. Isto deverá motivar-nos a continuar os nossos esforços para oferecer aos nossos clientes e parceiros um serviço cada vez mais responsável e virado para o futuro!
Jean-Pascal MACCHI - Diretor Geral IKOULA







ISO 27001

Política de segurança da informação





IKOULA, com as suas atividades de centro de dados, está no coração da infraestrutura dos sistemas de informação dos nossos clientes. Os nossos compromissos nesta matéria e as nossas obrigações regulamentares, nomeadamente o Regulamento Geral de Proteção de Dados, exigem que sejamos exemplares em termos de segurança da informação.

Desde a nossa criação em 1998, sofremos muitos ataques e sempre fomos capazes de lidar com eles porque consideramos a segurança como um componente essencial do nosso negócio. Com o passar do tempo, estes ataques não pararam, muito pelo contrário. Estas "espadas de Dâmocles" estão a tornar-se cada vez mais sofisticadas e precisamos de prevenir estes incidentes de segurança e de desenvolver constantemente "contramedidas" para minimizar o seu impacto.

A aquisição pelo Grupo SEWAN em Setembro de 2021, uma empresa certificada IS0 27001 com experiência em qualidade e segurança, é uma mais-valia para nos ajudar a garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação física e digital relacionada com a nossa atividade de centro de dados.

  • O objetivo da confidencialidade é assegurar que a informação só seja acessível àqueles que dela necessitam para o desempenho das suas funções. A fim de evitar a fuga de dados, os nossos colaboradores devem respeitar os direitos e procedimentos que lhes foram atribuídos e não devem processar informações se não tiverem sido autorizados a fazê-lo.
  • A integridade visa manter a exatidão e a integralidade da informação e o seu processamento. Qualquer alteração deve ser rastreada e justificada.
  • O objetivo da disponibilidade é garantir que a informação esteja sempre acessível e que a IKOULA seja capaz de gerir qualquer tipo de incidente que ameace a continuidade da atividade.

Com a ajuda de auditorias internas e análises de avaliação de riscos de segurança, apostamos num processo de governação e melhoria contínua do nosso SGSI, Sistema de Gestão de Segurança da Informação. Estes resultados são apresentados, pelo menos uma vez por ano, numa análise de gestão específica, durante a qual é estabelecido um plano de ação corretiva e preventiva.

Os objetivos são: inexistência de fugas de dados, inexistência de alteração do nosso sistema de informação e 99,99% de disponibilidade. Estes objetivos são alcançados através da sensibilização para a cibersegurança e vigilância por parte de todos os funcionários da IKOULA, bem como pelo cumprimento rigoroso dos procedimentos.

IKOULA fornece a infraestrutura e as ferramentas necessárias para assegurar os recursos utilizados, mas os nossos clientes continuam a ser responsáveis pelas suas aplicações e os seus dados. Em caso algum temos acesso aos dados dos nossos clientes, com exceção dos necessários para a execução das suas encomendas.

O reconhecimento da informação sensível e a adaptação do comportamento nas atividades diárias deve ser um reflexo. Em caso de dúvida, não hesite em contactar o seu gestor, o nosso Responsável pela Segurança dos Sistemas de Informação ou o nosso Responsável SGSI. Eles estão lá para o aconselhar sobre o que fazer.

É este empenhamento de todos que irá reforçar a nossa reputação e a confiança dos nossos clientes. É esta confiança que permite manter e adquirir clientes e assegurar o nosso crescimento e os nossos empregos.
Conto com todos e cada um de vós.

Jean-Pascal MACCHI
- Diretor Geral IKOULA





CookiesPrivacy