A externalização na IKOULA

A externalização de serviços é uma profissão. A nossa profissão.

Serviços de alojamento desde 1998Serviço francês de alojamentoA gestão dos sistemas de informação tornou-se hoje mais do que nunca uma missão essencial para as empresas. Mas uma missão extremamente dispendiosa a longo prazo em termos de tempo e esforço.

Confiar essa tarefa a especialistas em hospedagem informática e em externalização de infraestruturas torna-se então uma escolha estratégica muito sensata.

Manutenção técnica, monitorização, supervisão e assistência - a IKOULA encarrega-se de tudo para que se possa concentrar na sua atividade principal, e aconselha-o na criação de infraestruturas que satisfaçam as suas necessidades e lhe permitam alcançar os seus objetivos.

3 níveis de serviço
para satisfazer todas as necessidades



A oferta de externalização da IKOULA baseia-se num conjunto de compromissos, aos quais se acrescentam 3 níveis de serviço, de modo a adaptar-se às necessidades e objetivos de cada empresa.

Os nossos compromissos:
A manutenção do seu parque informático.
A garantia do seu equipamento durante toda a duração do nosso contrato.
O acesso ao suporte técnico através de uma interface dedicada e por e-mail
Uma equipa de especialistas reativos e atentos às suas necessidades


Os nossos 3 níveis de serviço
Nível SILVER: com base numa rede e em infraestruturas profissionais, este nível oferece apoio ao cliente e material, assim como uma supervisão geral
Nível GOLD: para além dos serviços acima referidos, beneficia de uma supervisão personalizada e de um serviço de auditoria.
Nível PLATINUM: este nível inclui os serviços anteriores e garante-lhe a externalização integral dos seus sistemas de informação por uma equipa dedicada de técnicos, assim como a gestão completa dos seus SO e softwares.



Envie um pedido de orçamento personalizado à nossa equipa de vendas por telefone ou e-mail.
Uma resposta ser-lhe-há enviada no prazo de 24 horas. As nossas equipas técnicas estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.






Descubra os diferentes níveis de externalização da IKOULA Vários níveis de serviço para as suas infraestruturas

Externalização de serviços
SILVER

Nível PRIME Este nível garante
apoio ao cliente e material
Contacte-nos
Externalização de serviços
GOLD

Nível BUSINESSNível SILVER
+ supervisão personalizada
Contacte-nos
Externalização de serviços
PLATINUM

Nível FIRSTNível GOLD
+ Externalização completa (consultoria, evolução, gestão técnica,...)
Contacte-nos

A nova lista dos serviços incluídos

Assistência técnica por e-mail, 24 horas por dia e 7 dias por semana
Interfaces de cliente dedicadas e seguras (faturação, estatísticas, relatórios...)
Ligação direta com um contacto qualificado no Centro de Dados
Resolução dos pedidos por pessoal qualificadoN1N1N2
Definição da política de backup por parte do cliente
Engenheiro de vendas dedicado
Supervisão do sistema (CPU, RAM, disco rígido, etc.), relatório mensal por e-mail.
Disponibilidade de rede / Taxa de garantia de conectividade a 99,95%
Tempo de garantia de resposta técnica (TGR) por e-mail6 horas4 horas2 horas
Tempo de garantia de resposta técnica (TGR) por telefone30 minutos15 minutos15 minutos
Tempo de garantia de resposta pró-ativa após a identificação do problemaBest effort1 hora30 minutos
Tempo de garantia de substituição (TGS de hardware)12 horas4 horas4 horas
Espaço de backup50 Gb incluídos100 Gb incluídos100 Gb incluídos
Verificação diária dos backupsOpçãoOpção
Personalização do procedimento de monitorização (itens, limiares e níveis de alerta, sujeitos a validação)
Apoio à gestão de alertas**
Gestão de escalabilidade (localização e recomendação de soluções adequadas)
Assistência técnica por telefone, 24 horas por dia e 7 dias por semanaOpçãoOpção
Tempo mensal atribuído a pedidos de clientes, excluindo os serviços já incluídosOpção30 minutos por servidor1 hora por servidor
Firewall dedicadaOpçãoOpção
Proposta proativa para o desenvolvimento das suas infraestruturas
Apoio na administração completa do sistema (web e base de dados, fora a aplicação)
Aplicação das atualizações de segurança validadas pelo clienteOpção
Gestor de Operações de Contas (GOC)OpçãoOpçãoOpção
Possibilidade de criar uma solução de recuperação de desastres - os seus dados estão alojados em 2 centros de dadosOpçãoOpçãoOpção
Prazo contratual12 meses12 meses12 meses
*Caderno de procedimentos escrito pelo cliente e implementado pela IKOULA



Está interessado em externalizar os seus serviços?Fale das suas necessidades com os nossos especialistas e descubra que nível de serviço é o mais adequado para si. CONTACTE O NOSSO DEPARTAMENTO DE VENDAS
Exemplos de infraestruturasgeridas pelo serviço de externalização da IKOULA
  • WEB & BDD (separação sem redundância)
    WEB & BDD

    Perfeito para sites não críticos que, no entanto, necessitam de alguma potência de computação.

  • WEB & BDD (com redundância)
    WEB & BDD

    Adequado para grandes desafios e/ou sites críticos que exijam disponibilidade/redundância elevadas

  • WEB & BDD (separação com redundância)
    WEB & BDD

    Corresponde ao alojamento de dados altamente sensíveis, de acordo com o Plano de garantia de segurança (PAS, Security Assurance Plan) relativo às grandes organizações.

  • SERVIDOR PLESK
    EXTERNALIZADO
    SERVIDOR PLESK EXTERNALIZADO

    Perfeito para uma equipa de programadores web ou para pequenas agências de serviços web. Os nossos especialistas acompanham-no/a para a construção e evolução das suas infra-estruturas.

  • WEB, LOAD BALANCING,
    ARMAZENAMENTO & BDD
    (todos com redundância)
    WEB, REPARTIÇÃO DE CARGA,
ARMAZENAMENTO & BDD

    Destina-se a sites altamente sensíveis, que exijam disponibilidade/redundância elevadas, de ponta a ponta, e que suportem expansões intensas e pontuais.

Pretende personalizar a sua arquitetura?Faça-o com a ajuda e os conselhos das equipas da IKOULA. Contacte o nosso departamento comercial


















Eles confiam em nós

Seleção do nível de serviço certo Perguntas frequentes

Ver tudo Fechar tudo
As aplicações são todas suportadas pelas equipas dos serviços geridos?
Na qualidade de especialistas, as equipas da IKOULA dominam muitas aplicações, incluindo as seguintes (lista não exaustiva):
  • Linux:
    • Serviços da Web (Apache, Nginx, lighttpd, NodeJS, Haproxy, Varnish, Tomcat, PHP - FPM & module, Plesk, etc.)
    • Bases de dados (MySQL - único ou replicação, MariaDB - único ou replicação, Postgres - único ou replicação, MongoDB - único ou replicação, SQlite, etc.)
    • Aplicações (Docker, Supervisor, Bascule, CoroSync, etc.)
  • Windows:
    • Serviços da Web (IIS, Apache, Nginx, PHP - FPM & module, Plesk, etc.)
    • Bases de dados (Microsoft SQL Server - único ou replicação, MySQL - único ou replicação, MariaDB - único ou replicação, Postgres - único ou replicação, etc.)
Como a externalização ajuda as Pmes a se desenvolver?
O externalização permite às PME beneficiar de uma manutenção informática equivalente à das grandes empresas, que muitas vezes dispõem de uma equipa especializada neste sector.
Como iniciar a externalização?
Em primeiro lugar, você deve se registrar e fazer todas as perguntas que quiser com antecedência. Depois, você pode se conectar à sua área de cliente para depois escolher o pacote e VPS que a empresa deseja.
Como ocorre a supervisão remota das suas plataformas?
Para suportar os serviços geridos que executam as suas plataformas, a IKOULA fornece várias ferramentas de relatório e supervisão, acessíveis a partir de uma única interface da Web segura, denominada Extranet.
Com a Extranet, disporá de todas as informações necessárias para gerir as suas plataformas:
  • Supervisão de sistemas e serviços
  • Monitorização de painéis
  • Acompanhamento dos principais indicadores
  • Relatórios de resposta
  • Revisão anual, identificação de eventuais novas necessidades, definição das principais orientações
Como ter sucesso na externalização de TI?
É fundamental definir as necessidades e os resultados esperados elaborando um contrato em que ambas as partes estejam de acordo em todos os pontos, mas primeiro a empresa escolhe o tipo de externalização que deseja (completa ou não). E acima de tudo, o cliente deve estar em constante comunicação com o provedor para que não haja problemas.
O que é externalização?
A externalização exige que uma empresa confie seu sistema de TI (o gerenciamento de seus computadores, dados e software) a um provedor de serviços. Essa externalização pode ser total ou parcial.
O que implicam os serviços geridos da IKOULA na prática?
Cada empresa tem sua própria infraestrutura e necessidades diferentes, portanto a IKOULA oferece 3 níveis distintos de terceirização: SILVER, GOLD e PLATINUM. Cada nível de serviço segue 3 eixos principais: monitoramento, backup/restauração e gerenciamento do sistema.
  1. Monitoramento (ferramenta Zabbix):
    • Nível SILVER: Monitoramento padrão via Zabbix. Esta ferramenta fará leituras precisas e verificará o estado dos recursos do sistema (RAM, CPU, disco, rede, etc.) e serviços (https, web, search, bdd, etc.).
    • Nível GOLD e PLATINUM: Monitoramento avançado com sondas personalizadas, para verificar a disponibilidade, mas também o consumo de recursos. Por exemplo, em uma plataforma web, o tempo de resposta de uma página inicial é verificado. Essas medições são registradas e comparadas para identificar degradações de serviço. Além de um determinado limite, os alertas são enviados e a intervenção humana é necessária. Essas intervenções podem ser planejadas a montante em um livro de procedimentos.
  2. Backup/restauração:
    • Nível SILVER: 50 GB incluídos
    • Nível GOLD: 100 GB incluídos
    • Nível PLATINUM: 100 GB inclusos, com verificação diária de backups. As equipas IKOULA gerem backups e restaurações em nome do cliente de acordo com critérios estabelecidos a montante. O cliente não pode modificar ou restaurar um elemento sem antes passar pelo serviço de terceirização. A presença de um firewall também é obrigatória.
  3. Gerenciamento do sistema:
    • Nível PLATINUM: Suporte total à administração do sistema (web e banco de dados, apenas o aplicativo não é administrado)
O que inclui um serviço de externalização?
Em primeiro lugar é preciso saber que tipo de externalização a empresa selecionou, porém para a maioria delas inclui a manutenção do parque de informática, o monitoramento e a segurança de todos os sistemas e redes, um suporte técnico e uma assistência ao vários utilizadores e por último uma evolução do parque informático para que seja permanentemente eficiente.
Por que colocar seu servidor em externalização?
Graças à externalização, a empresa não tem mais problemas de superaquecimento ou falha porque os dados são armazenados em datacenters muito seguros. Cada vez mais e ad o ptante deste método a empresa mantém-se na vanguarda da tecnologia.
Por que escolher a IKOULA?
Escolher a IKOULA para serviços geridos traz muitas vantagens:
  • A supervisão é totalmente personalizável:
    • os modelos ou templates "made in IKOULA" podem ser aplicados, com modificação dos limites
    • os cenários da web podem ser criados e monitorizados, com base no código de retorno, na pesquisa de texto na página e no tempo de resposta
    • podem ser criados elementos específicos de supervisão, em colaboração com as equipas da IKOULA
    • também podem ser implementados procedimentos de intervenção, em caso de alertas
  • Os backups são objeto de atenção especial:
    • podem ser personalizados (programação, periodicidade e método de backup utilizado: cópia de ficheiro, despejo etc.)
    • por defeito, estão localizados num site remoto, por exemplo, se a sua infraestrutura estiver localizada no nosso centro de dados IKDC1, o backup estará localizado automaticamente no nosso segundo centro de dados IKDC2 e vice-versa)
  • Existem várias opções PRA; é possível replicar completamente a plataforma principal, ou dispor de uma plataforma menor com operação degradada.
Por que proteger os dados corporativos na externalização?
Esta minimiza acidentes como perda ou roubo de dados e vazamento de informações confidenciais por hackers ou por um funcionário.
Por que utilizar serviços geridos para as minhas infraestruturas?
Optar por serviços geridos permite confiar a manutenção das suas máquinas a profissionais, que possuem um conhecimento perfeito dos vários problemas do setor.
    Escolher serviços geridos significa escolher:
  • Tranquilidade: optar pela externalização permite que seja informado em tempo real sobre o estado das suas infraestruturas, através da nossa Extranet segura. Se necessário, as nossas equipas de especialistas - sediadas nos nossos centros de dados - podem responder automaticamente. Então, não precisa de se preocupar! Poderá voltar a concentrar-se na sua atividade principal!
  • Segurança: como a segurança dos sistemas informáticos é a nossa prioridade, as nossas equipas seguem um protocolo de monitorização diária muito rigoroso, que permite identificar possíveis vulnerabilidades e corrigi-las o mais rapidamente possível. Neste protocolo está incluído o seguinte:
    • Monitorização completa, com verificação de fontes reconhecidas (sites de sistemas operativos, como Debian ou Centos, mas também sites como ANSSI, Zataz ou NVD)
    • Atualização das bases de dados de informações internas, com listas de informações de aplicações (nomes e versões visadas), bem como documentação do cliente, com explicações sobre fragilidades encontradas e as medidas corretivas adotadas (disponíveis na Extranet de cada cliente)
    • Comunicação direta com os clientes, de acordo com a criticidade das vulnerabilidades identificadas, para planeamento das operações a serem realizadas
  • Controlo: na Extranet segura da IKOULA, poderá monitorizar o desempenho da sua plataforma, de acordo com os seus indicadores-chave de desempenho. As nossas equipas também o ajudarão a ajustar e a adaptar as suas infraestruturas, de acordo com o desenvolvimento da sua empresa, enquanto controla os custos.
Qual é a abordagem certa para escolher uma externalização?
Primeiro você tem que comparar as ofertas oferecidas e os custos entre as diferentes empresas que oferecem este serviço. Em seguida, é necessário avaliar a capacidade de resposta, flexibilidade, expertise e segurança para saber o que melhor atende às necessidades do negócio. E, sobretudo, é preferível avançar para as ofertas modulares (isto é, estas últimas adaptadas e personalizadas de acordo com as necessidades do cliente) do que para as ofertas embaladas.
Qual é o sentido da externalização?
As vantagens de poupar tempo e dinheiro, garantir a protecção dos dados e também antecipar problemas são várias porque são os especialistas que cuidam disso. E também do ponto de vista jurídico, transferindo a responsabilidade para o prestador de serviços em caso de problemas de TI.
Que ações concretas podem ser realizadas pelas equipas de serviços geridos da IKOULA?
Tudo depende do nível de serviço selecionado e dos objetivos/necessidades da empresa. Podemos citar, por exemplo:
  • Criação de um VirtualHost (configuração da Web, base de dados com utilizador, utilizador SFTP, etc.).
  • Análise e implementação de configurações específicas, de acordo com as necessidades do cliente (redirecionamento, reescrita de URL, caching ou função de memorização, etc.)
  • Monitorização de atualizações e vulnerabilidades de segurança de servidores e aplicações, com análise e proposta de soluções para o cliente, bem como aplicação de correções de acordo com o cliente.
  • Monitorização da plataforma, com recomendações sobre a sua evolução Eventual criação de um comité diretor, por audioconferência ou no local.
  • Monitorização diário dos backups da plataforma, com correção automática de erros (atualizações, etc.). O mais importante é ter SEMPRE um backup funcional!
Mais informações sobre a oferta de terceirização MSP
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