A externalização é um negócio, a externalização é o nosso negócio

Confie a gestão das suas infraestruturas a especialistas e liberte-se
de problemas técnicos

Web Hoster since' 1998Hosted in Europe Porque a gestão diária de uma infraestrutura requer conhecimentos sólidos e atenção constante, optar por externalizar a manutenção técnica pode ser uma escolha acertada para a sua empresa.
Monitorização, supervisão, gestão, elaboração de relatórios, intervenções técnicas ou assistência diária, para criar e moldar a infraestrutura em função das suas necessidades e objetivos, são tarefas que podem ser confiadas a um prestador de serviços geridos, permitindo que controle melhor os seus custos e se concentre na sua atividade principal.


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Exemplos de infraestruturasgeridas pelos Serviços Geridos da IKOULA
  • WEB & BDD(separação sem redundância)

    Perfeito para sites não críticos que, no entanto, necessitem de alguma potência de computação.

  • WEB & BDD(com redundância)

    Adequado para grandes desafios e/ou sites críticos que exijam disponibilidade/redundância elevadas

  • WEB & BDD(separação com redundância)

    Corresponde ao alojamento de dados altamente sensíveis, de acordo com o Plano de garantia de segurança (PAS, Security Assurance Plan) relativo às grandes organizações.

  • SERVIDOR PLESK
    GERENCIADO
    SERVEUR PLESK INFOGÉRÉ

    Perfeito para uma equipa de programadores web ou para pequenas agências de serviços web. Os nossos especialistas acompanham-no/a para a construção e evolução das suas infra-estruturas.

  • WEB, REPARTIÇÃO DE CARGA,
    ARMAZENAMENTO & BDD
    (todos com redundância)

    Destina-se a sites altamente sensíveis, que exijam disponibilidade/redundância elevadas, de ponta a ponta, e que suportem expansões intensas e pontuais.

Pretende personalizar a sua arquitetura? Faça-o com a ajuda e os conselhos das equipas da IKOULA. Contacte a nossa secção de vendas












Descubra os diferentes níveis de externalização da IKOULA Vários níveis de serviço para as suas infraestruturas

Externalização NÍVEL LIBERTY
Nível LIBERTYApoio ao cliente
e garantia de hardware
OFERTA
Contacte-nos
Externalização NÍVEL PRIME
 NÍVEL PRIMENível Liberty
+ supervisão e auditoria
Contacte-nos
Externalização NÍVEL BUSINESS
 Nível BUSINESSNível Prime
+ personalização de procedimentos e supervisão + backup
Contacte-nos
Externalização NÍVEL FIRST
Nível FIRSTNível Business
+ consultoria completa em serviços geridos, desenvolvimento, gestão técnica, etc.)
Contacte-nos

Apoio

Assistência e aconselhamento personalizadosEquipa de engenheiros comerciaisEngenheiro comercial dedicadoEngenheiro comercial dedicado. Especialista técnico dedicado, opcionalEngenheiro comercial dedicado e especialista técnico
Gestor de projetos dedicado para consultoria, monitorização e construção de plataformasOpçãoOpção

Assistência

Interfaces de clientes dedicadas e seguras (faturação, estatísticas, relatórios, etc.)
Fornecimento de relatórios operacionais e de incidentes
Assistência técnica por e-mail24 horas por dia, 7 dias por semana24 horas por dia, 7 dias por semana24 horas por dia, 7 dias por semana24 horas por dia, 7 dias por semana
Assistência técnica por telefone9h00 - 19h00
24 horas por dia, 7 dias por semana, opcional
9h00 - 19h00
24 horas por dia, 7 dias por semana, opcional
9h00 - 19h00
24 horas por dia, 7 dias por semana, opcional
24 horas por dia, 7 dias por semana
Presença no site24 horas por dia, 7 dias por semana24 horas por dia, 7 dias por semana24 horas por dia, 7 dias por semana24 horas por dia, 7 dias por semana
Período de tempo de garantia de resposta técnica9h00 - 19h0024 horas por dia, 7 dias por semana24 horas por dia, 7 dias por semana24 horas por dia, 7 dias por semana
Procedimentos de resposta personalizados pelo cliente
Tempo mensal atribuído para solicitações de clientes, excluindo serviços já incluídos (operações atuais e gestão de incidentes)3 horas por servidor
Tempo de garantia de resposta técnica (TGR) por e-mail24 horas12 horas4 horas2 horas
Tempo de garantia de resposta técnica (TGR) por telefone1 hora30 min15 min15 min
Tempo de garantia proativa de resposta, após encontrar o problemamenos de 4 horasmenos de 2 horasmenos de 1 horamenos de 30 min
Ligação direta com um contacto qualificado no Centro de Dados (sem linha direta externalizada!)
Resolução de incidentes por e-mail por pessoal qualificado (Técnico de suporte, Engenheiro de suporte, I&D)

Hardware

Definição da arquitetura que melhor se adapte às suas necessidades
Proposta proativa para o desenvolvimento das suas infraestruturas
Hardware e componentes testados e certificados pela IKOULA
Garantia de hardware até ao fim do período de serviço
Tempo de substituição garantido (TSG de hardware)menos de 24 horasmenos de 4 horasmenos de 4 horasmenos de 4 horas

Administração do sistema

Apoio total à administração do sistema (Web e base de dados; apenas a aplicação não é administrada)
Acesso root/de administrador concedido ao cliente

Acesso root/de administrador concedido ao cliente

Acesso root/de administrador concedido ao cliente
Acesso ao suporte de gestão e atribuição de direitos de utilizador restritos, para atualização de dados no servidor

Supervisão

Supervisão do sistema (CPU, RAM, disco rígido, etc.), relatório mensal por e-mail.
Monitorização de componentes e serviços por e-mail
Customização do procedimento de monitorização (itens, limiares e níveis de alerta, sujeitos a validação)
Apoio à gestão de alertasGuia de procedimentos elaborado pelo cliente e configurado pela IKOULAGuia de procedimentos elaborado com o cliente e configurado pela IKOULA
Gestão de escalabilidade (localização e recomendação de soluções adequadas)

Backup

BackupOpçãoOpção
Espaço de backupOpçãoOpção40 Gb incluídos
Opção de tamanho extra
40 Gb incluídos
Opção de tamanho extra
Definição da política de backupPelo clientePelo clientePelo clientePelo cliente
Execução de backups em meios removíveis e arquivoOpçãoOpçãoOpçãoOpção
Restauração de backups, em caso de falha imprevista ou crash (sistema ou hardware)Pelo cliente através da interface da webPelo cliente através da interface da webPelo cliente através da interface da webPela IKOULA, em cooperação com o cliente
Backup de base de dados onlineMySQL e SQLServer
Opção
MySQL e SQLServer
Opção
MySQL e SQLServer
Opção
MySQL e SQLServer
Opção

Segurança

Auditoria mensal completa de segurança - OpenVAS
Otimização da segurança do servidor, após auditoria de segurançaOpção
Aplicação de atualizações de segurança validadas pelo clienteOpção
Apoio na gestão de políticas de segurança de firewallOpçãoOpçãoOpção

Redes

Supervisão da rede24 horas por dia, 7 dias por semana24 horas por dia, 7 dias por semana24 horas por dia, 7 dias por semana24 horas por dia, 7 dias por semana
Disponibilidade de rede / Taxa de garantia de conectividade99,90%99,95%99,95%99,95%

Os nossos compromissos

Taxa de disponibilidade não cumprida*5 pontos de penalização por resultado5 pontos de penalização por resultado5 pontos de penalização por resultado
TGR não cumprido*1 ponto por cada meia hora de excedente
TSG não cumprido*1 ponto por cada quarto de hora de excedente
Cumprimento das datas em que os relatórios operacionais são disponibilizados*1 ponto por data não cumprida
*Taxa de disponibilidade calculada mensalmente. Os 5 pontos de penalização correspondem a um desconto de 5% na fatura mensal do serviço em causa, com um limite de 20%.



Está interessado em serviços geridos? Faça um balanço das suas necessidades juntamente com os nossos especialistas e encontre o nível de serviço mais adequado para si. CONTACTE A NOSSA SECÇÃO DE VENDAS
Eles confiaram em nós






Seleção do nível de serviço certo Perguntas frequentes

Ver tudo Fechar tudo
Porquê utilizar serviços geridos para as minhas infraestruturas?
Optar por serviços geridos permite confiar a manutenção das suas máquinas a profissionais, que possuem um conhecimento perfeito dos vários problemas do setor.
    Escolher serviços geridos significa escolher:
  • Tranquilidade: optar pela externalização permite que seja informado em tempo real sobre o estado das suas infraestruturas, através da nossa Extranet segura. Se necessário, as nossas equipas de especialistas - sediadas nos nossos centros de dados - podem responder automaticamente. Então, não precisa de se preocupar! Poderá voltar a concentrar-se na sua atividade principal!
  • Segurança: como a segurança dos sistemas informáticos é a nossa prioridade, as nossas equipas seguem um protocolo de monitorização diária muito rigoroso, que permite identificar possíveis vulnerabilidades e corrigi-las o mais rapidamente possível. Neste protocolo está incluído o seguinte:
    • Monitorização completa, com verificação de fontes reconhecidas (sites de sistemas operativos, como Debian ou Centos, mas também sites como ANSSI, Zataz ou NVD)
    • Atualização das bases de dados de informações internas, com listas de informações de aplicações (nomes e versões visadas), bem como documentação do cliente, com explicações sobre fragilidades encontradas e as medidas corretivas adotadas (disponíveis na Extranet de cada cliente)
    • Comunicação direta com os clientes, de acordo com a criticidade das vulnerabilidades identificadas, para planeamento das operações a serem realizadas
  • Controlo: na Extranet segura da IKOULA, poderá monitorizar o desempenho da sua plataforma, de acordo com os seus indicadores-chave de desempenho. As nossas equipas também o ajudarão a ajustar e a adaptar as suas infraestruturas, de acordo com o desenvolvimento da sua empresa, enquanto controla os custos.
O que implicam os serviços geridos da IKOULA na prática?
Dado que cada empresa possui a sua própria infraestrutura e necessidades diferentes, a IKOULA oferece 4 níveis distintos de serviços geridos: LIBERTY, PRIME, BUSINESS e FIRST. Cada nível de serviço segue três eixos principais: monitorização, backup/restauração e gestão do sistema.
  1. Monitorização (ferramenta Zabbix):
    • Nível LIBERTY: monitorização do estado do servidor físico ou virtual ("ativo" ou "inativo") e verificação de determinadas portas de rede.
    • Nível PRIME padrão de monitorização com a Zabbix. Esta ferramenta faz leituras precisas e verifica o estado dos recursos do sistema (RAM, CPU, disco, rede, etc.) e dos serviços (https, web, pesquisa, bdd, etc.).
    • Níveis BUSINESS e FIRST: monitorização avançada com análises personalizadas, para verificar a disponibilidade e o consumo de recursos. Por exemplo, numa plataforma web, verificamos o tempo de resposta de uma página inicial. Estas medidas são registadas e comparadas, a fim de identificar deficiências no serviço. Se um determinado limite for ultrapassado, são enviados alertas e é necessária a intervenção humana. Essas intervenções podem ser planeadas com antecedência num guia de procedimentos.
  2. Backup / restauração:
    • Níveis LIBERTY e PRIME: disponíveis como opção
    • Nível BUSINESS: o cliente mantém todo o controlo relativamente ao backup e às restaurações. A IKOULA permanece disponível, se necessário, para aconselhar o cliente sobre as ferramentas a serem implementadas.
    • Nível FIRST: as equipas da IKOULA gerem o backup e a restauração em nome do cliente, de acordo com os critérios estabelecidos. O cliente não pode modificar ou restaurar um item, sem que primeiro passe pelo serviço gerido. A presença de uma firewall também é obrigatória.
  3. Sistema de gestão:
    • Nível LIBERTY: inclui a monitorização da sua infraestrutura e de determinadas portas de rede
    • Nível PRIME: além do nível LIBERTY, inclui o sistema de monitorização das suas plataformas (CPU, RAM, disco rígido, etc.)
    • Nível BUSINESS: além do nível PRIME, inclui monitorização avançada e personalizada, backup/restauração e ações para manter a disponibilidade dos serviços, de acordo com um manual de procedimentos, definido previamente pelo cliente
    • Nível FIRST: além do nível BUSINESS, este nível define o tempo humano necessário para gestão diária da plataforma (atualização de segurança, software)
Como ocorre a supervisão remota das suas plataformas?
Para suportar os serviços geridos que executam as suas plataformas, a IKOULA fornece várias ferramentas de relatório e supervisão, acessíveis a partir de uma única interface da Web segura, denominada Extranet.
Com a Extranet, disporá de todas as informações necessárias para gerir as suas plataformas:
  • Supervisão de sistemas e serviços
  • Monitorização de painéis
  • Acompanhamento dos principais indicadores
  • Relatórios de resposta
  • Revisão anual, identificação de eventuais novas necessidades, definição das principais orientações
As aplicações são todas suportadas pelas equipas dos serviços geridos?
Na qualidade de especialistas, as equipas da IKOULA dominam muitas aplicações, incluindo as seguintes (lista não exaustiva):
  • Linux:
    • Serviços da Web (Apache, Nginx, lighttpd, NodeJS, Haproxy, Varnish, Tomcat, PHP - FPM & module, Plesk, etc.)
    • Bases de dados (MySQL - único ou replicação, MariaDB - único ou replicação, Postgres - único ou replicação, MongoDB - único ou replicação, SQlite, etc.)
    • Aplicações (Docker, Supervisor, Bascule, CoroSync, etc.)
  • Windows:
    • Serviços da Web (IIS, Apache, Nginx, PHP - FPM & module, Plesk, etc.)
    • Bases de dados (Microsoft SQL Server - único ou replicação, MySQL - único ou replicação, MariaDB - único ou replicação, Postgres - único ou replicação, etc.)
Porquê escolher a IKOULA ?
Escolher a IKOULA para serviços geridos traz muitas vantagens:
  • A supervisão é totalmente personalizável:
    • os modelos ou templates "made in IKOULA" podem ser aplicados, com modificação dos limites
    • os cenários da web podem ser criados e monitorizados, com base no código de retorno, na pesquisa de texto na página e no tempo de resposta
    • podem ser criados elementos específicos de supervisão, em colaboração com as equipas da IKOULA
    • também podem ser implementados procedimentos de intervenção, em caso de alertas
  • Os backups são objeto de atenção especial:
    • podem ser personalizados (programação, periodicidade e método de backup utilizado: cópia de ficheiro, despejo etc.)
    • por defeito, estão localizados num site remoto, por exemplo, se a sua infraestrutura estiver localizada no nosso centro de dados IKDC1, o backup estará localizado automaticamente no nosso segundo centro de dados IKDC2 e vice-versa)
  • Existem várias opções PRA; é possível replicar completamente a plataforma principal, ou dispor de uma plataforma menor com operação degradada.
Que ações concretas podem ser realizadas pelas equipas de serviços geridos da IKOULA?
Tudo depende do nível de serviço selecionado e dos objetivos/necessidades da empresa. Podemos citar, por exemplo:
  • Criação de um VirtualHost (configuração da Web, base de dados com utilizador, utilizador SFTP, etc.).
  • Análise e implementação de configurações específicas, de acordo com as necessidades do cliente (redirecionamento, reescrita de URL, caching ou função de memorização, etc.)
  • Monitorização de atualizações e vulnerabilidades de segurança de servidores e aplicações, com análise e proposta de soluções para o cliente, bem como aplicação de correções de acordo com o cliente.
  • Monitorização da plataforma, com recomendações sobre a sua evolução Eventual criação de um comité diretor, por audioconferência ou no local.
  • Monitorização diário dos backups da plataforma, com correção automática de erros (atualizações, etc.). O mais importante é ter SEMPRE um backup funcional!