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A externalização é um negócio, a externalização é o nosso negócio
Confie a gestão das suas infraestruturas a especialistas e liberte-se
de problemas técnicos


Monitorização, supervisão, gestão, elaboração de relatórios, intervenções técnicas ou assistência diária, para criar e moldar a infraestrutura em função das suas necessidades e objetivos, são tarefas que podem ser confiadas a um prestador de serviços geridos, permitindo que controle melhor os seus custos e se concentre na sua atividade principal.
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Exemplos de infraestruturasgeridas pelos Serviços Geridos da IKOULA
- WEB & BDD(separação sem redundância)
Perfeito para sites não críticos que, no entanto, necessitem de alguma potência de computação.
- WEB & BDD(com redundância)
Adequado para grandes desafios e/ou sites críticos que exijam disponibilidade/redundância elevadas
- WEB & BDD(separação com redundância)
Corresponde ao alojamento de dados altamente sensíveis, de acordo com o Plano de garantia de segurança (PAS, Security Assurance Plan) relativo às grandes organizações.
- SERVIDOR PLESK
GERENCIADOPerfeito para uma equipa de programadores web ou para pequenas agências de serviços web. Os nossos especialistas acompanham-no/a para a construção e evolução das suas infra-estruturas.
- WEB, REPARTIÇÃO DE CARGA,
ARMAZENAMENTO & BDD (todos com redundância)Destina-se a sites altamente sensíveis, que exijam disponibilidade/redundância elevadas, de ponta a ponta, e que suportem expansões intensas e pontuais.
Descubra os diferentes níveis de externalização da IKOULA Vários níveis de serviço para as suas infraestruturas
Externalização NÍVEL LIBERTY![]() e garantia de hardware OFERTAContacte-nos | Externalização NÍVEL PRIME![]() + supervisão e auditoriaContacte-nos | Externalização NÍVEL BUSINESS![]() + personalização de procedimentos e supervisão + backupContacte-nos | Externalização NÍVEL FIRST![]() + consultoria completa em serviços geridos, desenvolvimento, gestão técnica, etc.)Contacte-nos |
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Apoio
Assistência e aconselhamento personalizados | Equipa de engenheiros comerciais | Engenheiro comercial dedicado | Engenheiro comercial dedicado. Especialista técnico dedicado, opcional | Engenheiro comercial dedicado e especialista técnico |
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Gestor de projetos dedicado para consultoria, monitorização e construção de plataformas | Opção | Opção |
Assistência
Interfaces de clientes dedicadas e seguras (faturação, estatísticas, relatórios, etc.) | ||||
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Fornecimento de relatórios operacionais e de incidentes | ||||
Assistência técnica por e-mail | 24 horas por dia, 7 dias por semana | 24 horas por dia, 7 dias por semana | 24 horas por dia, 7 dias por semana | 24 horas por dia, 7 dias por semana |
Assistência técnica por telefone | 9h00 - 19h00 24 horas por dia, 7 dias por semana, opcional | 9h00 - 19h00 24 horas por dia, 7 dias por semana, opcional | 9h00 - 19h00 24 horas por dia, 7 dias por semana, opcional | 24 horas por dia, 7 dias por semana |
Presença no site | 24 horas por dia, 7 dias por semana | 24 horas por dia, 7 dias por semana | 24 horas por dia, 7 dias por semana | 24 horas por dia, 7 dias por semana |
Período de tempo de garantia de resposta técnica | 9h00 - 19h00 | 24 horas por dia, 7 dias por semana | 24 horas por dia, 7 dias por semana | 24 horas por dia, 7 dias por semana |
Procedimentos de resposta personalizados pelo cliente | ||||
Tempo mensal atribuído para solicitações de clientes, excluindo serviços já incluídos (operações atuais e gestão de incidentes) | 3 horas por servidor | |||
Tempo de garantia de resposta técnica (TGR) por e-mail | 24 horas | 12 horas | 4 horas | 2 horas |
Tempo de garantia de resposta técnica (TGR) por telefone | 1 hora | 30 min | 15 min | 15 min |
Tempo de garantia proativa de resposta, após encontrar o problema | menos de 4 horas | menos de 2 horas | menos de 1 hora | menos de 30 min |
Ligação direta com um contacto qualificado no Centro de Dados (sem linha direta externalizada!) | ||||
Resolução de incidentes por e-mail por pessoal qualificado (Técnico de suporte, Engenheiro de suporte, I&D) |
Hardware
Definição da arquitetura que melhor se adapte às suas necessidades | ||||
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Proposta proativa para o desenvolvimento das suas infraestruturas | ||||
Hardware e componentes testados e certificados pela IKOULA | ||||
Garantia de hardware até ao fim do período de serviço | ||||
Tempo de substituição garantido (TSG de hardware) | menos de 24 horas | menos de 4 horas | menos de 4 horas | menos de 4 horas |
Administração do sistema
Apoio total à administração do sistema (Web e base de dados; apenas a aplicação não é administrada) | Acesso root/de administrador concedido ao cliente | Acesso root/de administrador concedido ao cliente | Acesso root/de administrador concedido ao cliente | |
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Acesso ao suporte de gestão e atribuição de direitos de utilizador restritos, para atualização de dados no servidor |
Supervisão
Supervisão do sistema (CPU, RAM, disco rígido, etc.), relatório mensal por e-mail. | ||||
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Monitorização de componentes e serviços por e-mail | ||||
Customização do procedimento de monitorização (itens, limiares e níveis de alerta, sujeitos a validação) | ||||
Apoio à gestão de alertas | Guia de procedimentos elaborado pelo cliente e configurado pela IKOULA | Guia de procedimentos elaborado com o cliente e configurado pela IKOULA | ||
Gestão de escalabilidade (localização e recomendação de soluções adequadas) |
Backup
Backup | Opção | Opção | ||
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Espaço de backup | Opção | Opção | 40 Gb incluídos Opção de tamanho extra | 40 Gb incluídos Opção de tamanho extra |
Definição da política de backup | Pelo cliente | Pelo cliente | Pelo cliente | Pelo cliente |
Execução de backups em meios removíveis e arquivo | Opção | Opção | Opção | Opção |
Restauração de backups, em caso de falha imprevista ou crash (sistema ou hardware) | Pelo cliente através da interface da web | Pelo cliente através da interface da web | Pelo cliente através da interface da web | Pela IKOULA, em cooperação com o cliente |
Backup de base de dados online | MySQL e SQLServer Opção | MySQL e SQLServer Opção | MySQL e SQLServer Opção | MySQL e SQLServer Opção |
Segurança
Auditoria mensal completa de segurança - OpenVAS | ||||
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Otimização da segurança do servidor, após auditoria de segurança | Opção | |||
Aplicação de atualizações de segurança validadas pelo cliente | Opção | |||
Apoio na gestão de políticas de segurança de firewall | Opção | Opção | Opção |
Redes
Supervisão da rede | 24 horas por dia, 7 dias por semana | 24 horas por dia, 7 dias por semana | 24 horas por dia, 7 dias por semana | 24 horas por dia, 7 dias por semana |
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Disponibilidade de rede / Taxa de garantia de conectividade | 99,90% | 99,95% | 99,95% | 99,95% |
Os nossos compromissos
Taxa de disponibilidade não cumprida* | 5 pontos de penalização por resultado | 5 pontos de penalização por resultado | 5 pontos de penalização por resultado | |
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TGR não cumprido* | 1 ponto por cada meia hora de excedente | |||
TSG não cumprido* | 1 ponto por cada quarto de hora de excedente | |||
Cumprimento das datas em que os relatórios operacionais são disponibilizados* | 1 ponto por data não cumprida |
Eles confiaram em nós

MKB Prod
Assumir a gestão diária de nomes de domínio, em nome dos nossos próprios clientes, foi uma tarefa complexa e morosa, que nos desviou da nossa atividade principal. Ao optar pelos serviços geridos da IKOULA, pudemos concentrar-nos no essencial e contar com a vigilância e a capacidade de resposta das suas equipas.
www.mkbprod.com
MICROLOGICIEL
Enquanto fornecedor de soluções de software SaaS, necessitamos de uma infraestrutura segura e sem vulnerabilidades. As equipas de serviços geridos da IKOULA ajudaram-nos a criar e a implementar uma infraestrutura com a arquitetura que satisfaz as nossas necessidades, bem como a geri-la diariamente, para que possamos centrar a nossa atenção nos nossos clientes.
www.micrologiciel.com
INDEXEL
Somos uma agência editorial e digital. É importante poder contar com um prestador de alojamento capaz de suportar picos de carga elevados. Assim, confiar a gestão total dos nossos sistemas de informação a especialistas, para evitar violações de segurança, permite-nos estar tranquilos e poupa tempo.
www.indexel.com
CHANNELBP
A ChannelBP é uma revista de referência no mundo dos canais de TI B2B, destinada a todos os responsáveis pela tomada de decisões no setor. Assim, era impensável ter um site à mercê de violações de segurança ou incapaz de suportar tráfego intenso. A escolha da IKOULA para alojamento e externalização do nosso site, bem como de sites periféricos à nossa atividade, garante a continuidade da nossa atividade e permite à equipa editorial dispor de tempo necessário para a criação de relatórios, sem ter de se preocupar com o lado técnico das coisas.
www.channelbp.com
ADELE.ORG
A ADELE.ORG é uma plataforma dedicada à pesquisa de quartos em residências para estudantes ou universitárias. Devido à sua natureza, o site apresenta picos de atividade várias vezes ao ano, necessitando de um prestador de alojamento que seja capaz de garantir uma operação perfeita da plataforma, ao mesmo tempo que permita a sua rápida evolução, em caso de aumento de carga. A experiência das equipas da IKOULA tranquiliza-nos e garante que os estudantes e jovens trabalhadores, bem como os nossos funcionários que gerem o arrendamento, disponham de uma plataforma ideal.
www.adele.orgNecessita de mais alguma coisa? Descubra as nossas soluções de serviços geridos
Seleção do nível de serviço certo Perguntas frequentes
- Porquê utilizar serviços geridos para as minhas infraestruturas?
- Optar por serviços geridos permite confiar a manutenção das suas máquinas a profissionais, que possuem um conhecimento perfeito dos vários problemas do setor.
- Escolher serviços geridos significa escolher:
- Tranquilidade: optar pela externalização permite que seja informado em tempo real sobre o estado das suas infraestruturas, através da nossa Extranet segura. Se necessário, as nossas equipas de especialistas - sediadas nos nossos centros de dados - podem responder automaticamente. Então, não precisa de se preocupar! Poderá voltar a concentrar-se na sua atividade principal!
- Segurança: como a segurança dos sistemas informáticos é a nossa prioridade, as nossas equipas seguem um protocolo de monitorização diária muito rigoroso, que permite identificar possíveis vulnerabilidades e corrigi-las o mais rapidamente possível. Neste protocolo está incluído o seguinte:
- Monitorização completa, com verificação de fontes reconhecidas (sites de sistemas operativos, como Debian ou Centos, mas também sites como ANSSI, Zataz ou NVD)
- Atualização das bases de dados de informações internas, com listas de informações de aplicações (nomes e versões visadas), bem como documentação do cliente, com explicações sobre fragilidades encontradas e as medidas corretivas adotadas (disponíveis na Extranet de cada cliente)
- Comunicação direta com os clientes, de acordo com a criticidade das vulnerabilidades identificadas, para planeamento das operações a serem realizadas
- Controlo: na Extranet segura da IKOULA, poderá monitorizar o desempenho da sua plataforma, de acordo com os seus indicadores-chave de desempenho. As nossas equipas também o ajudarão a ajustar e a adaptar as suas infraestruturas, de acordo com o desenvolvimento da sua empresa, enquanto controla os custos.
- O que implicam os serviços geridos da IKOULA na prática?
- Dado que cada empresa possui a sua própria infraestrutura e necessidades diferentes, a IKOULA oferece 4 níveis distintos de serviços geridos: LIBERTY, PRIME, BUSINESS e FIRST. Cada nível de serviço segue três eixos principais: monitorização, backup/restauração e gestão do sistema.
- Monitorização (ferramenta Zabbix):
- Nível LIBERTY: monitorização do estado do servidor físico ou virtual ("ativo" ou "inativo") e verificação de determinadas portas de rede.
- Nível PRIME padrão de monitorização com a Zabbix. Esta ferramenta faz leituras precisas e verifica o estado dos recursos do sistema (RAM, CPU, disco, rede, etc.) e dos serviços (https, web, pesquisa, bdd, etc.).
- Níveis BUSINESS e FIRST: monitorização avançada com análises personalizadas, para verificar a disponibilidade e o consumo de recursos. Por exemplo, numa plataforma web, verificamos o tempo de resposta de uma página inicial. Estas medidas são registadas e comparadas, a fim de identificar deficiências no serviço. Se um determinado limite for ultrapassado, são enviados alertas e é necessária a intervenção humana. Essas intervenções podem ser planeadas com antecedência num guia de procedimentos.
- Backup / restauração:
- Níveis LIBERTY e PRIME: disponíveis como opção
- Nível BUSINESS: o cliente mantém todo o controlo relativamente ao backup e às restaurações. A IKOULA permanece disponível, se necessário, para aconselhar o cliente sobre as ferramentas a serem implementadas.
- Nível FIRST: as equipas da IKOULA gerem o backup e a restauração em nome do cliente, de acordo com os critérios estabelecidos. O cliente não pode modificar ou restaurar um item, sem que primeiro passe pelo serviço gerido. A presença de uma firewall também é obrigatória.
- Sistema de gestão:
- Nível LIBERTY: inclui a monitorização da sua infraestrutura e de determinadas portas de rede
- Nível PRIME: além do nível LIBERTY, inclui o sistema de monitorização das suas plataformas (CPU, RAM, disco rígido, etc.)
- Nível BUSINESS: além do nível PRIME, inclui monitorização avançada e personalizada, backup/restauração e ações para manter a disponibilidade dos serviços, de acordo com um manual de procedimentos, definido previamente pelo cliente
- Nível FIRST: além do nível BUSINESS, este nível define o tempo humano necessário para gestão diária da plataforma (atualização de segurança, software)
- Como ocorre a supervisão remota das suas plataformas?
- Para suportar os serviços geridos que executam as suas plataformas, a IKOULA fornece várias ferramentas de relatório e supervisão, acessíveis a partir de uma única interface da Web segura, denominada Extranet. Com a Extranet, disporá de todas as informações necessárias para gerir as suas plataformas:
- Supervisão de sistemas e serviços
- Monitorização de painéis
- Acompanhamento dos principais indicadores
- Relatórios de resposta
- Revisão anual, identificação de eventuais novas necessidades, definição das principais orientações
- As aplicações são todas suportadas pelas equipas dos serviços geridos?
- Na qualidade de especialistas, as equipas da IKOULA dominam muitas aplicações, incluindo as seguintes (lista não exaustiva):
- Linux:
- Serviços da Web (Apache, Nginx, lighttpd, NodeJS, Haproxy, Varnish, Tomcat, PHP - FPM & module, Plesk, etc.)
- Bases de dados (MySQL - único ou replicação, MariaDB - único ou replicação, Postgres - único ou replicação, MongoDB - único ou replicação, SQlite, etc.)
- Aplicações (Docker, Supervisor, Bascule, CoroSync, etc.)
- Windows:
- Serviços da Web (IIS, Apache, Nginx, PHP - FPM & module, Plesk, etc.)
- Bases de dados (Microsoft SQL Server - único ou replicação, MySQL - único ou replicação, MariaDB - único ou replicação, Postgres - único ou replicação, etc.)
- Linux:
- Porquê escolher a IKOULA ?
- Escolher a IKOULA para serviços geridos traz muitas vantagens:
- A supervisão é totalmente personalizável:
- os modelos ou templates "made in IKOULA" podem ser aplicados, com modificação dos limites
- os cenários da web podem ser criados e monitorizados, com base no código de retorno, na pesquisa de texto na página e no tempo de resposta
- podem ser criados elementos específicos de supervisão, em colaboração com as equipas da IKOULA
- também podem ser implementados procedimentos de intervenção, em caso de alertas
- Os backups são objeto de atenção especial:
- podem ser personalizados (programação, periodicidade e método de backup utilizado: cópia de ficheiro, despejo etc.)
- por defeito, estão localizados num site remoto, por exemplo, se a sua infraestrutura estiver localizada no nosso centro de dados IKDC1, o backup estará localizado automaticamente no nosso segundo centro de dados IKDC2 e vice-versa)
- Existem várias opções PRA; é possível replicar completamente a plataforma principal, ou dispor de uma plataforma menor com operação degradada.
- A supervisão é totalmente personalizável:
- Que ações concretas podem ser realizadas pelas equipas de serviços geridos da IKOULA?
- Tudo depende do nível de serviço selecionado e dos objetivos/necessidades da empresa. Podemos citar, por exemplo:
- Criação de um VirtualHost (configuração da Web, base de dados com utilizador, utilizador SFTP, etc.).
- Análise e implementação de configurações específicas, de acordo com as necessidades do cliente (redirecionamento, reescrita de URL, caching ou função de memorização, etc.)
- Monitorização de atualizações e vulnerabilidades de segurança de servidores e aplicações, com análise e proposta de soluções para o cliente, bem como aplicação de correções de acordo com o cliente.
- Monitorização da plataforma, com recomendações sobre a sua evolução Eventual criação de um comité diretor, por audioconferência ou no local.
- Monitorização diário dos backups da plataforma, com correção automática de erros (atualizações, etc.). O mais importante é ter SEMPRE um backup funcional!