Protocolo Http: os códigos e o seu significado

Os códigos Http, também conhecidos como códigos de status, são enviados em resposta a um pedido feito num navegador por um utilizador. Estes códigos fornecem informações sobre o estado de um URL, de um website ou de um pedido, por exemplo. Deve conhecer a mensagem de erro 404. Trata-se de um código http.

Classificados em cinco categorias: cada uma indica um tipo diferente de status e impacto, de uma maneira ou de outra, a referência da sua plataforma, e o comportamento do visitante. É importante compreendê-las, pois isso permitirá melhorar a manutenção e o gestão do seu site.

Como funciona o protocolo http?

Para aceder a qualquer site ou página web, é necessário ter um URL, ou seja, um endereço. É introduzido na barra de pesquisa do browser, que depois envia um sinal para o servidor que aloja a plataforma.

O sinal, composto por vários elementos de informação, e a resposta do servidor são transmitidos utilizando o protocolo http O protocolo http pode então indicar o estado do site e o tratamento do pedido emitido pelo browser.

Por exemplo, se ocorrer um problema na ligação ao site ou numa página qualquer, será apresentado um código http ao utilizador. Por outro lado, se a operação for concluída com êxito, nenhuma mensagem será enviada ao utilizador.

Já mencionámos o código 404: informa o utilizador, através de uma página dedicada gerada automaticamente, da impossibilidade de aceder a um determinado URL. Por isso é que o código http também é chamado código de status.

Os diferentes códigos e o seu significado

O significado dos códigos http baseia-se no status de um site ou de uma página. Além disso, existem 5 categorias diferentes para 5 tipos de status.

Os códigos 100

100 códigos informam o cliente (ou seja, o browser e, portanto, o utilizador) de que o pedido está a ser processado. Neste caso, nenhuma mensagem aparece no navegador.

Os códigos 200

Esta categoria indica ao cliente que o seu pedido foi tratado com sucesso. A navegação pode então ser efectuada sem qualquer problema. Neste caso, o utilizador não pode ver o código http, uma vez que apenas tem acesso ao conteúdo do URL que lhe interessa. O código 200 OK informa o navegador que a informação foi correctamente processada pelo servidor.

Os códigos 300

O pedido foi tido em conta pelo servidor, mas o cliente precisa de tomar medidas. Além disso, para beneficiar do conteúdo da página, é preciso iniciar mais um procedimento. Estes códigos http são utilizados principalmente para redireccionamentos.

  • Código 301: o navegador deve redireccionar o utilizador para outra página. O webmaster criou um redirecionamento para enviar o visitante de uma página web para outra. No entanto, isto não significa que o conteúdo será idêntico. O utilizador não verá nenhuma mensagem de redireccionamento, apenas a página de destino. Trata-se de uma mudança permanente de endereço. Além disso, o código 301 pode ser utilizado quando, por exemplo, um website muda de nome de domínio.
  • Código 302: o código acima mencionado diz respeito a alterações permanentes de endereço, e este é utilizado para alterações temporárias. O antigo URL continua a ser válido, mas deixa de estar disponível até que o webmaster remova o redirecionamento. Mais uma vez, o utilizador não verá esta mensagem. Será automaticamente levado para a página de redireccionamento relevante graças através do seu browser.

Os códigos 400

Estes códigos http referem-se a um erro da parte do cliente. O pedido foi devidamente recebido, mas não pode ser processado. É muito provável que conheça o código 404, que é gerado quando o URL solicitado não foi escrito correctamente. Veremos também que existe outra interpretação.

  • O código 403 proibido: aqui, o cliente não pode aceder ao URL porque requer uma autenticação, ou seja, uma autorização estabelecida pelo webmaster.
  • Código 404 não encontrado: embora seja possível que o URL tenha sido mal escrito, o erro 404 também pode estar relacionado com links mortos ou quebrados. O endereço solicitado já não existe. Neste caso, o visitante será reencaminhado para uma página de erro 404 automaticamente gerada ou customizada pelo webmaster. Este último pode então oferecer ao utilizador uma solução, como por exemplo regressar à página inicial do site, ou aceder a conteúdos semelhantes aos que já não existem.

Os códigos 500

Neste caso, é o servidor que encontra um problema. O servidor não foi capaz de processar o pedido enviado pelo cliente.

  • O código de erro interno do servidor 500: este erro inesperado indica que o problema é interno. O administrador deve tomar nota deste facto e realizar os trabalhos de manutenção necessários.
  • Código 503 de serviço indisponível: esta mensagem aparece quando um servidor já não está em condições de responder ao pedido do cliente. Isto pode acontecer se um local recebe demasiadas visitas e não tem a capacidade necessária para tratar de todas. Trata-se no entanto de uma avaria que pode ser resolvida muito rapidamente pelo administrador.

Impacto e gestão dos códigos http num site web

Evidentemente, o aparecimento de um código http terá repercussões mais ou menos graves tanto no comportamento dos utilizadores como no dos motores de procura.

Os webmasters devem portanto manter uma vigilância constante para detectar links mortos, por exemplo, ou fraquezas do servidor e evitar mensagens de erro.

O impacto nos visitantes

Um código 404 http é particularmente frustrante para os utilizadores, que tenderão a abandonar o site em questão e a deixar de confiar nele. É então possível que o site sofra uma queda significativa no tráfego (um critério muito importante para a sua referenciação).

Isto é particularmente grave para os sites de e-commerce e para os fornecedores de serviços em linha, cuja actividade se baseia exclusivamente na sua plataforma Internet. Como já referimos, o trabalho de monitorização e manutenção é absolutamente essencial para oferecer um site funcional.

Impacto nos motores de pesquisa

Para detectar estes códigos http, os motores de pesquisa utilizam robôs de indexação que são capazes de analisar todas as páginas de um site. Além disso, quanto mais mensagens de erro e códigos http se multiplicam numa plataforma, mais os motores de pesquisa as interpretam como faltas de manutenção. Pode portanto deixar de aparecer no topo das pesquisas.

Como posso gerir da melhor maneira possível os códigos http?

Embora nem todos os códigos http possam ser tratados, alguns são bastante fáceis de gerir. É por exemplo o caso do código 404. Ferramentas como o Google Search Console podem ajudá-lo a identificar links quebrados e, se forem originários do seu próprio site e não de uma página externa, é possível estabelecer um redirecionamento 301 para outra página.

No entanto, verifique se o conteúdo desta nova página é relevante e semelhante à página que já não existe. Desta forma, pode saber o que responder aos pedidos dos seus visitantes. Isto irá permitir-lhe manter a sua posição nos motores de pesquisa. Outra solução é redireccionar o utilizador para a página inicial do seu site.

Evidentemente, destacar os elos mortos e erradicar os códigos http 404 é uma tarefa de longo prazo. Além disso, nem sempre é possível impedir o aparecimento deste tipo de mensagem. Em certos casos, é melhor concentrar-se na página que contém o erro.

Gestão de códigos http com uma mensagem de erro criativa

Já mencionámos anteriormente a frustração e o desapontamento gerados pelo aparecimento de uma mensagem de erro 404, pelo que é altamente recomendável que personalize esta página de modo a recuperar a confiança dos seus utilizadores.

Ao fazê-lo com humor, mas também ao adoptar um design coerente com o do seu site, pode encorajar o visitante a ir à sua página inicial, por exemplo, para descobrir a estrutura do seu site, ou simplesmente informá-lo sobre a natureza do problema. Os seus plugins CMS permitem-lhe fazê-lo, por isso não hesite!

Outros artigos interessantes

: como acontece e como evitá-lo

Precisa de mais informações? Peça conselhos aos nossos especialistas. Contacte a nossa secção de vendas