Definição de servidor dedicado

Um termo essencial no cenário de hospedagem na web, o servidor dedicado é um servidor de computador destinado exclusivamente a um cliente ou para a execução de um serviço. Opõe-se ao servidor compartilhado, cujos recursos são compartilhados simultaneamente entre diferentes usuários. Os usos de servidores dedicados são múltiplos e atraem um grande número de profissionais.

O que é um servidor dedicado?
Um servidor dedicado é um servidor informático colocado à disposição de um cliente com exclusividade, ou disponível para a execução de um serviço ou tarefa específica. Este servidor é um computador físico sem tela ou teclado, no qual está instalado um sistema operacional (Linux, Windows, etc.). Muitos serviços são instalados neste sistema operacional: servidor web, bancos de dados, mensagens, etc. O número de programas é ilimitado. Um único servidor pode, assim, hospedar simultaneamente um serviço de mensagens, acesso à web e um site.

Em geral, esses servidores estão localizados em um data center de computador (datacenter) e estão contidos em grandes gabinetes de computador chamados “racks”.

Embora o servidor dedicado seja usado em muitas áreas, a hospedagem compartilhada permanece mais difundida. No contexto de um servidor compartilhado, os recursos e serviços oferecidos são compartilhados entre vários clientes. Este tipo de hospedagem na web é, portanto, mais econômico. Por outro lado, devido ao agrupamento de recursos, os usuários não são livres para instalar os aplicativos de sua escolha. O servidor compartilhado é, portanto, menos flexível.







  • Dedicado a um cliente
    Quando o servidor é dedicado a um cliente, os recursos de hospedagem destinam-se ao uso exclusivo deste último. Não são mais compartilhados com outros usuários, de modo que o beneficiário do servidor tem a liberdade de instalar nele os programas que desejar. Em troca, o custo é mais alto.
    A hospedagem dedicada geralmente é escolhida por sites que geram muito tráfego e dados, como comunidades da web ou sites de comércio eletrônico. Também é uma opção preferencial para empresas que não desejam compartilhar seus dados confidenciais com outros usuários.
  • Dedicado a um serviço
    O servidor também pode ser dedicado a um serviço. Neste caso, o alojamento destina-se ao desempenho de uma tarefa específica e única: servidor de base de dados, serviço web, serviço de e-mail, videojogos, etc.
    A hospedagem é geralmente dedicada a um serviço quando um aplicativo não é compatível com outros programas e, portanto, deve ser hospedado em um servidor completo. Além disso, alguns serviços usam apenas um único servidor.

Quais são suas características?


  • Um servidor dedicado é um computador com o seguinte:

    • - Um processador ou CPU: este é o cérebro do computador da hospedagem. Quanto mais poderoso for o processador, mais eficiente ele será e capaz de realizar tarefas técnicas
    • - Memória de acesso aleatório ou RAM: é a memória do computador do servidor na qual são registrados todos os dados processados ​​pelo dispositivo do computador. Quanto maior a capacidade de memória e mais rápido, mais eficiente é o servidor;
    • - Um disco rígido: é neste disco que se armazenam todos os dados (arquivos, e-mails, etc.);
    • - Placa de rede: é o elemento que conecta o servidor web à Internet por meio de um cabo de rede;
    • - Uma placa RAID: esta placa permite que os dados sejam distribuídos entre vários discos rígidos para melhorar o desempenho do servidor, a segurança ou mesmo para evitar a perda de dados em caso de falha.
    • Além disso, a hospedagem dedicada geralmente consiste na largura de banda fornecida pelo host. Ele conecta o servidor à Internet e corresponde à sua velocidade expressa em Gigabits por segundo (Gb / s) ou Megabits por segundo (Mb / s). Assim, quanto mais eficiente a velocidade, mais rápido as informações são enviadas.

  • Servidor dedicado e VPS: quais são as diferenças?

    O servidor dedicado é um dispositivo físico de computador instalado em um data center e equipado com um determinado número de componentes (RAM, processador, disco rígido, etc.). Pelo contrário, o VPS (Virtual Private Server) é um servidor virtual. Ele é formado por suas próprias características e seu próprio sistema operacional, mas não é um computador no sentido físico.
    Em termos de desempenho, o servidor dedicado oferece características mais importantes do que o VPS e, portanto, é mais eficiente deste ponto de vista. No entanto, o VPS tem vantagens significativas: velocidade de processamento, capacidade de aumentar memória ou processador, etc.
    Outro critério determinante, o custo do VPS é mais acessível do que o do servidor dedicado. De fato, enquanto o servidor requer a intervenção de um provedor de serviços para sua configuração de hardware, a instalação de um VPS é feita por meio de software de virtualização.

  • Quais são os usos?

    Hoje, as empresas estão se voltando cada vez mais para servidores dedicados. Na verdade, para garantir sua presença online, as empresas devem adquirir um nome de domínio e hospedagem. Quando o site gera baixo tráfego, um servidor compartilhado é suficiente. No entanto, sites com alto tráfego preferem hospedagem dedicada. Portanto, eles têm todos os recursos do servidor e são livres para controlá-lo como quiserem.
    Os profissionais apreciam os servidores dedicados pelas muitas utilizações que oferecem: serviço web, serviço de e-mail, hospedagem de sites, programas de videogame, etc. O servidor dedicado também é uma excelente solução de hospedagem para empresas. Que desejam armazenar e proteger seus dados confidenciais . Eles estão efetivamente contidos em um servidor sobre o qual a empresa tem controle exclusivo.
    Plus concrètement, les serveurs dédiés s'adressent aux utilisateurs suivants :

    • - Criadores de sites de comércio eletrônico: as lojas online geralmente oferecem um grande número de produtos à venda e geram alto tráfego. Devem, portanto, ter acomodações eficientes que garantam a máxima segurança. Além disso, os usos do servidor dedicado podem ser adaptados às necessidades da empresa;
    • - Criadores de sites: um site recebe e transmite uma grande quantidade de dados e, portanto, deve ter um servidor adaptado ao grande volume de informações;
    • - Redes sociais: sites com forte comunidade devem utilizar um servidor dedicado para gerenciar o intenso fluxo de visitantes e informações enviadas e recebidas.

Como administrar um servidor dedicado?

A gestão de um servidor dedicado é feita à distância, graças a vários meios de ligação. O host atribui um endereço IP público ao servidor que permite ao usuário se conectar a ele.

Se o usuário pode controlar o servidor dedicado por conta própria, isso requer conhecimento técnico. Na ausência de habilidades suficientes, é aconselhável usar um provedor de serviços para administrar hospedagem dedicada.

Quando a gestão do servidor dedicado é confiada a um fornecedor de serviços externo, é utilizado o termo “servidor dedicado gerido”. O provedor de serviços garante a manutenção da hospedagem, atualizações de segurança, relacionamento com o host e monitora a disponibilidade do servidor.

Os serviços de terceirização são geralmente cobrados por hora de intervenção ou como uma taxa fixa. No entanto, às vezes o custo de gerenciamento do servidor é muito maior do que o custo de alugar o próprio servidor.





Quais são as vantagens ?

A grande vantagem do servidor dedicado é que todos os seus recursos (alimentação, memória, conexão, etc.) são disponibilizados em um único site. Assim, oferece melhor desempenho em caso de tráfego intenso ou fluxo intenso de dados. Isso reduz o risco de desacelerar ou quebrar quando o tráfego estiver alto. É por esta razão que este tipo de alojamento se adapta perfeitamente a sites de e-commerce, redes sociais ou fóruns.

Além disso, a exclusividade do servidor permite ajustar seu desempenho de acordo com o projeto web. O locatário beneficia, de facto, de total liberdade de utilização no que diz respeito à instalação e configuração do software. Nesse sentido, o servidor dedicado é uma solução de hospedagem muito mais flexível do que a hospedagem compartilhada.

Outra vantagem está na segurança oferecida pelo servidor dedicado ao seu usuário. Na verdade, todos os dados são mantidos em um servidor disponível apenas para o cliente. Os dados sensíveis e confidenciais não são compartilhados com outros inquilinos e, portanto, são protegidos.

Quais são suas desvantagens?


As vantagens mencionadas têm uma contrapartida: o preço de um servidor dedicado é muito mais elevado do que o alojamento partilhado que não oferece as mesmas garantias de desempenho, fiabilidade ou mesmo segurança. A exclusividade tem um custo.

Além disso, o gerenciamento de uma hospedagem dedicada requer conhecimentos técnicos de informática. Somente os locatários que comprovam conhecimento de administração do sistema podem gerenciar seus próprios servidores. Na ausência de tal conhecimento, os usuários devem recorrer a fornecedores externos que oferecem serviços de terceirização. No entanto, quando confiada a um especialista, a gestão do servidor dedicado é relativamente cara.

Para resumir, a principal desvantagem do servidor dedicado é seu custo relativamente alto, em particular quando o locatário delega sua administração a um especialista.