O que é o orquestrador de contêineres do kubernetes?

O que é extensão de serviço de contêiner do vmware cloud director (cse)?

Com a democratização da banda larga e a mudança dos hábitos de consumo da Internet, surgiu uma nova forma de hospedar e executar aplicativos. Graças à nuvem, eles agora estão cada vez mais em contêineres, seus componentes espalhados em clusters. Essa conteinerização oferece a vantagem de ser muito menos pesada e gananciosa em recursos e memória para o host. É aqui que entra o Kubernetes Container Orchestrator.






Para que serve um orquestrador de contêineres?

Um aplicativo precisa de várias coisas para funcionar. Um banco de dados, uma biblioteca de recursos ... Esses componentes, anteriormente armazenados na mesma máquina, agora são muito mais fragmentados e distribuídos entre uma infinidade de pods e nós, eles próprios agrupados em clusters. A função do orquestrador de contêineres é garantir que, a pedido de um usuário ou administrador, cada componente do aplicativo seja ativado e interaja com os demais, para finalmente recompor o aplicativo completo, em perfeito estado de funcionamento. O orquestrador também deve levar em consideração a carga de trabalho, para adaptar o uso dos recursos à demanda do usuário. Essas funções de automação e otimização são uma vantagem para o administrador, que pode, portanto, economizar seu tempo e se concentrar em suas outras tarefas. É o orquestrador de contêineres que vai adaptar a infraestrutura e o back-end às diferentes demandas.

  • Automação e escalabilidade

    A tarefa mais difícil ao administrar uma rede em nuvem é combinar o uso dos recursos do aplicativo com a carga de trabalho solicitada. Ou seja, quanto mais usuários houver iniciando o aplicativo ao mesmo tempo, maior será a carga de trabalho e mais será necessário otimizar o uso dos recursos para não perder eficiência, ou mesmo falha do sistema.

    Essa escalabilidade é ainda mais importante no caso de um incidente, se certos componentes se tornarem inacessíveis em um nó. O Kubernetes Container Orchestrator irá transferir automaticamente a carga de trabalho para outros nós, criando duplicatas de podes com defeito. Essa tarefa, geralmente manual, é automatizada e, portanto, muito mais rápida pelo software, que detecta instantaneamente o incidente e propõe uma solução adequada. O ganho de capacidade de resposta é inegável e hoje em dia é quase impensável ter que realizar essas tarefas manualmente sem perder produtividade.

    O Container Orchestrator também facilita muito a implantação de aplicativos, não funcionando mais com máquinas virtuais, mas diretamente com containers.

  • Arquitetura de código aberto

    O Kubernetes Container Orchestrator é baseado em uma arquitetura de código aberto. Isso significa que o código-fonte do software é acessível a todos e modificável à vontade. O seu desenvolvimento é, portanto, constantemente assegurado por uma comunidade crescente, apaixonada e receptiva, permitindo-lhe estar sempre na vanguarda da tecnologia e adaptar-se constantemente às realidades no terreno e às rápidas mudanças nos hábitos de desenvolvimento.

  • Extensão de serviço de contêiner para facilitar a criação de aplicativos

    A extensão, também chamada de CSE para conhecedores, permite ao administrador da rede em nuvem descarregar certas tarefas e ajudar seus colaboradores, administradores dos contêineres, a criar aplicativos virtuais funcionais e implantá-los por meio do Kubernetes.

    Para fazer isso, o administrador da rede irá instalar a extensão e, após definir e instalar os modelos, terá apenas que se certificar de que funciona corretamente e atualizá-la regularmente. O lançamento e a configuração requerem um investimento mínimo na primeira vez. A partir de então, a função do administrador será apenas pontual e será limitada à adição de novos modelos de tempos em tempos.

    Os administradores de cluster, por outro lado, serão capazes de criar e adicionar nós e clusters com facilidade, garantindo que as atualizações não criem problemas. Se necessário, eles o encaminharão ao administrador do sistema.

  • Simplicidade mantida para desenvolvedores de aplicativos

    A extensão Container Service da VMware, uma vez instalada, permanece invisível para os desenvolvedores, que continuarão a usar o Kubectl para desenvolver e implantar seus aplicativos em clusters.

    Esta é uma vantagem para o administrador do sistema, que não terá que mudar os hábitos de trabalho de seus colaboradores. Eles não terão que gastar tempo treinando em novos métodos de trabalho.

  • Segurança e Backup

    Esta extensão possui um sistema de backup, que permite a reversão em caso de incidente ou incompatibilidade após uma atualização. Esta função essencial garante a tranquilidade do administrador e de seus colaboradores.

    Também baseada em uma arquitetura Open Source, esta extensão é constantemente modificada e adaptada aos problemas encontrados pelos seus usuários, garantindo estabilidade exemplar e máxima compatibilidade com as novas ferramentas implantadas ao longo do tempo.

    Além disso, a separação física do servidor e da rede de clusters permite uma grande vedação contra uma ameaça vinda da web, que nem sempre um simples particionamento de software permite evitar com certeza.

Necessita de mais informações sobre as nossas ofertas?Peça conselhos a um especialista Contacte a nossa secção de vendas