Como ter sucesso na terceirização de TI?


Os sistemas informáticos da empresa, qualquer que seja a sua atividade, tornaram-se essenciais tanto para a sua existência como para o seu desenvolvimento. Porém, quanto mais complexos eles se tornam, mais difícil se torna para a empresa garantir a gestão interna do sistema e a manutenção da TI, sem falar na transformação digital em profundidade.

É por isso que provedores de serviços especializados oferecem seus serviços de terceirização de TI. O que é terceirização de TI? Para quem são os serviços de terceirização de TI? É uma simples manutenção de TI? Como você finalmente escolhe a terceirização de TI que melhor se adapta ao seu negócio? Aqui estão algumas respostas.

O que é terceirização de TI?




Tout voir Tout fermer
Equipamentos da empresa e manutenção de TI
Antes de falar em terceirização de TI, é fundamental fazer um balanço do lugar da TI no funcionamento de uma empresa. Em primeiro lugar, existem as máquinas, os computadores de cada estação de trabalho, mas também o servidor no qual está instalado um sistema operacional, geralmente Windows ou Linux. Este último gerencia não só o software da empresa, compartilhado ou não, mas também periféricos, scanners e impressoras como, por exemplo, mensagens, acesso à web e ao site da empresa, acesso à conexão, etc. É claro que este hardware e seu software devem ser seguros e a manutenção do computador deve ser garantida para que este equipamento esteja sempre em boas condições. E para além da manutenção de TI, está também em jogo a optimização do funcionamento da empresa, surge então a questão do outsourcing de TI.
Gerenciar manutenção de TI: terceirizar certas tarefas com terceirização de TI?
Quanto mais complexos se tornam os sistemas de TI, inclusive para VSEs e PMEs, mais a manutenção de TI se torna crucial e especializada. Se as grandes empresas podem se dar ao luxo de ter um departamento de TI ou um departamento de TI internalizando essas competências, as menores se deparam com uma dificuldade real: a de escolher contratar ou não um especialista para sua manutenção de TI. Dito isso, os negócios também estão se tornando cada vez mais especializados e um técnico, especialista em solução de problemas de TI, não terá necessariamente a capacidade de repensar a infraestrutura do seu sistema de TI, gerenciar o aumento dos fluxos do seu site ou garantir a segurança dos seus bancos de dados .

A terceirização de TI aparece aqui como uma solução perfeitamente adequada. Na verdade, a terceirização de TI é um serviço que oferece a terceirização total ou parcial das tarefas de manutenção de TI e administração do sistema. Em seguida, é estabelecido um contrato entre as duas partes, a empresa por um lado e a empresa de terceirização de TI, por outro lado, descrevendo com precisão as tarefas de terceirização incluídas no contrato de terceirização de TI.
Por que escolher a terceirização de TI?
O primeiro argumento forte é que a terceirização de TI pode reduzir significativamente os custos para os negócios. Na verdade, ao terceirizar a manutenção de TI, a empresa limita suas necessidades de pessoal. Não é mais necessário recorrer a uma equipe dedicada. Menos funcionários, mas também menos instalações para acomodá-los. Em segundo lugar, a evolução do hardware e software, das soluções de TI, mas também do ambiente da Internet, requer monitoramento e atualização regulares. Novamente, isso exige habilidade e tempo que custam aos negócios. O prestador de serviços de outsourcing de TI, que tem como atividade principal, estará sempre em condições de oferecer as soluções mais inovadoras e eficientes. A empresa poderá, assim, ganhar em competitividade e eficiência.

Finalmente, a segurança se tornou um problema essencial de qualquer sistema de computador. Confidencialidade de dados, resistência a diversos ataques, gerenciamento de acesso, essas questões estão em constante evolução e exigem atenção constante, muito além da simples manutenção de TI. A terceirização de TI pode livrar a empresa dessas preocupações e focar em seu desenvolvimento e know-how.
Como a terceirização de TI é organizada?
E-commerce, empresa de jogos, empresa que gerencia bancos de dados confidenciais, start-ups em expansão, cada atividade tem suas especificidades e restrições. Os serviços de terceirização de TI se adaptam a essas muitas situações.


O que geralmente inclui a terceirização de TI?

Embora cada contrato de terceirização de TI possa conter cláusulas específicas e ser adaptado aos desejos de ambas as partes, geralmente inclui vários pontos:


  • A manutenção de TI de todos os computadores da empresa, bem como de seu servidor, é o primeiro e quase essencial elemento de um contrato de terceirização de TI. É tanto a reparação de um disco rígido danificado como a substituição de um teclado, passando pela renovação geral dos equipamentos informáticos para garantir o desempenho da empresa e a adaptação dos seus equipamentos às suas actividades.
  • A administração, segurança e monitoramento de redes e do servidor constituem o segundo ponto do serviço de terceirização de TI. Adicionar novos acessos ao funcionário recém-contratado, gerir o fluxo de acesso a bases de dados, retirar um scanner da rede, são alguns exemplos de tarefas que podem ser realizadas no âmbito da Outsourcing de TI. Também pode ser sobre projetar a infraestrutura do seu servidor para melhor adaptá-lo à sua atividade, mas também ao seu desenvolvimento (a criação de um novo departamento, por exemplo).
  • A assistência de TI geralmente está incluída no contrato de terceirização de TI. Redefinir uma senha perdida, gerenciar um problema de firewall, desbloquear uma estação de trabalho "travada", fazem parte do serviço de terceirização de TI.


Diferentes formas de terceirização de TI

A terceirização de TI pode assumir diferentes formas, dependendo das necessidades e requisitos de ambas as partes. Dito isso, podemos listar vários tipos principais de terceirização de TI.


  • • Por exemplo, a empresa pode convocar uma empresa para fornecer terceirização de TI apenas para seu equipamento de TI. O provedor de serviços, portanto, cuida da manutenção e prevenção de falhas de equipamento e rede. Dependendo dos fornecedores de terceirização de TI, o contrato pode prever a intervenção imediata de um técnico remoto ou no local. Neste tipo de outsourcing de TI, a empresa mantém total autonomia na administração do seu servidor, do seu sistema de TI e do seu software.
  • • A terceirização de TI também pode ser chamada de terceirização de TI de aplicativos. O provedor de serviços fica então encarregado de gerenciar o software e os pacotes de software da empresa. É a empresa que continua a ser proprietária e, portanto, deve gerenciar as licenças e renovações.
  • • Se a empresa não deseja gerenciar a propriedade de software, ela pode se inscrever em terceirização de TI para o fornecimento de aplicativos. Neste caso, o provedor de serviços de terceirização de TI é o proprietário das várias soluções de TI. Alivia assim a empresa deste custo financeiro, mas também dos vários procedimentos inerentes - estudo de mercado, negociação, renovação de licença, etc.
  • • Por fim, falamos de terceirização global de TI quando o contrato de terceirização de TI cobre cada uma dessas posições. Em cada vez mais casos, o provedor de serviços de terceirização de TI também pode alugar um servidor de TI dedicado para seu cliente em suas próprias instalações. Essas soluções de servidor dedicado ou servidor compartilhado são populares entre as empresas porque reduzem as restrições materiais - segurança de instalações, garantia de operação contínua, gerenciamento de fluxos, por exemplo - e, assim, reduzem custos para a empresa.












Como escolher sua terceirização de TI?

Os fornecedores de outsourcing de TI são numerosos e torna-se difícil escolher entre todas as propostas.


O que saber antes de escolher sua terceirização de TI

A terceirização de TI é planejada para longo prazo. É o objeto de um contrato de terceirização de TI estabelecido em uma base fixa e geralmente concluído em uma base plurianual. Portanto, é necessário considerar a terceirização de TI como uma parceria ao longo do tempo e não como uma ajuda pontual. Portanto, é essencial refletir sobre seus termos no tempo.

Existem várias maneiras de analisar a terceirização de TI. Essa pode ser uma maneira simples de a empresa reduzir custos terceirizando uma tarefa que requer muitos recursos humanos internos. Porém, com a digitalização cada vez mais marcada das atividades, o outsourcing de TI pode ser visto como uma solução para integrar as transformações do negócio, adaptando tarefas, otimizando competências e processos.

O provedor de serviços de terceirização de TI, mais do que um gerente, passa a ser um verdadeiro ator na transformação dos sistemas da empresa.




Escolha o seu provedor de terceirização de TI

Para encontrar o provedor de serviços de terceirização de TI adequado para você, primeiro você deve definir suas necessidades, inclusive a médio prazo. Se suas necessidades são limitadas e você não pretende mudar fundamentalmente a estrutura e as atividades de sua empresa, uma simples terceirização de infraestrutura de TI pode ser adequada. Como vai garantir a manutenção do computador do seu equipamento, é melhor procurar um parceiro geograficamente próximo.

Os custos não são o único critério a ter em conta e é essencial ver em pormenor quais são os elementos tidos em consideração no seu contrato de outsourcing de TI. Também pode ser combinado com o aluguer de um servidor dedicado ou com o alojamento do seu próprio servidor.

Estabelecer especificações precisas e detalhadas com o seu provedor de serviços de terceirização de TI é a melhor maneira de garantir sua satisfação e poder comparar objetivamente as diferentes ofertas de terceirização de TI.

Simples provedor de manutenção de TI ou verdadeiro parceiro para a transformação digital do seu negócio, o outsourcing de TI é uma solução inovadora e escalonável para reduzir seus custos e aumentar sua eficiência e competitividade. Descubra as diferentes soluções de terceirização de TI!









CookiesPrivacy