Como fazer grandes dados num servidor dedicado de alto desempenho?

Os grandes dados referem-se aos fluxos de dados digitais resultantes da crescente utilização da Internet. Estes dados são caracterizados pelo seu grande volume, a sua variedade, e a velocidade a que são gerados. Dada a sua complexidade, não podem ser processados por ferramentas convencionais. O termo inclui, portanto, também as tecnologias de armazenamento, processamento e análise que lhes são adaptadas, incluindo o servidor dedicado de alto desempenho.

Definição e interesse do servidor dedicado de alto desempenho

É um servidor colocado num centro de dados e que tem todos os seus recursos físicos à sua disposição. Estes são totalmente atribuídos à sua RAM, capacidade de armazenamento e poder informático. Isto em contraste com o servidor virtual mais tradicional, onde o processo de virtualização consome parte dos seus recursos. Uma vez que é disponibilizado a um único cliente pela empresa de alojamento, também se opõe ao servidor partilhado, cujo efeito "Vizinho Barulhento" por vezes reduz o desempenho.

Com todos os seus recursos à sua disposição, o servidor é capaz de fornecer a potência e o desempenho necessários para gerir dados grandes e complexos. Pode, portanto, implementar soluções de armazenamento e processamento intensivo, bem como arquitecturas de software escaláveis, todas elas susceptíveis de serem de interesse para a sua empresa.

Garantir e aumentar a sua capacidade de armazenamento através do centro de dados

Muitas das vantagens deste tipo de servidor residem no centro de dados. Por um lado, é uma garantia de segurança para o armazenamento dos seus dados, tanto em termos de hardware como de ambiente. Por outro lado, pode fornecer uma extensão adicional ao espaço de armazenamento do seu servidor, que já é substancial enquanto tal. A transferência de dados para o centro de dados pode ser feita através de uma VPN ou de uma solução especificamente desenvolvida pelo anfitrião do servidor. Isto torna mais fácil ajustar a sua capacidade de armazenamento para evitar qualquer perda no caso de um pico de fluxo de dados.

Estruturar e processar os seus dados sem interrupção via NoSQL e Hadoop

Dada a multiplicação das fontes de dados, estas são produzidas a alta velocidade e devem ser processadas por uma tecnologia igualmente rápida. É imperativo implementar uma solução que seja suficientemente poderosa para gerar informação em tempo real, à medida que e quando os dados são recebidos.

Neste contexto, trata-se, por um lado, de estruturar os dados recolhidos. Os dados carecem frequentemente de estrutura, o que torna o seu processamento e análise particularmente complexos. Por outro lado, é importante assegurar o processamento intensivo dos dados, daí a necessidade de um servidor suficientemente potente, tal como um servidor dedicado de alto desempenho. Isto deve ser combinado com um processador de alto rendimento constante e tecnologia apropriada de gestão de dados.

As ferramentas mais frequentemente utilizadas a este respeito são o NoSQL e o Hadoop. O NoSQL é um sistema de gestão de bases de dados, enquanto o Hadoop é uma estrutura de código aberto. Ambos procedem à distribuição dos dados recebidos dentro de um grupo de máquinas. Desta forma, são capazes de analisar dados heterogéneos. Além disso, o processamento de dados não é comprometido na sua totalidade em caso de falha de uma máquina. Finalmente, o servidor é capaz de implementar clusters adicionais quando há um pico na quantidade de dados a processar, o que minimiza o risco de perda de informação. Por conseguinte, é aconselhável escolher um servidor que permita a utilização de tais tecnologias.

Muitas vezes utilizados em competição entre si, pode ser apropriado combinar estes instrumentos, uma vez que têm afinidades com diferentes tipos de dados. De facto, o NoSQL é particularmente relevante para o processamento de dados interactivos, incluindo uma troca com o utilizador. Quanto ao Hadoop, tem a capacidade de gerir e analisar dados em grande escala, distribuídos em nós que são depois processados simultaneamente por vários clusters.

Ajuste a sua gestão de dados com soluções escaláveis

Este tipo de servidor existe geralmente em vários modelos, que são além disso personalizáveis graças à adição ou remoção de ferramentas e opções. Por exemplo, é possível acrescentar uma ou mais redes privadas, que são particularmente úteis de um ponto de vista organizacional. A ferramenta é assim facilmente escalável e permite-lhe ajustar a gestão dos seus dados em qualquer altura para assegurar a consistência.

Por conseguinte, é uma tecnologia apropriada para o ciclo de vida do negócio e do projecto. Na fase de arranque, alguns requisitos podem ser complexos de avaliar. É preferível uma arquitectura de software flexível que permita a experimentação. As necessidades identificadas podem então evoluir durante a fase de desenvolvimento, em função das dificuldades ou desafios encontrados. Por conseguinte, é importante utilizar uma solução que seja escalável e que se possa adaptar a novos casos de utilização ou à possível revisão dos objectivos estabelecidos.





Necessita de mais informações? Peça conselhos aos nossos especialistas. Contacte a nossa secção de vendas