Ataque DDoS: como acontece e como evitá-lo

Na Internet, existem muitos sites com uma arquitectura distribuída: os recursos não estão todos no mesmo sítio, nem no mesmo computador, por exemplo. Por esse motivo, ao contrário das arquiteturas centralizadas, esse tipo de rede é muito mais fraco diante dos ataques DDoS (ataque distribuído de negação de serviço) e principalmente desses mesmos.

Por conseguinte, é da maior importância compreender a natureza desses ataques DDoS, para se poder proteger da maneira mais eficaz possível

O que é um ataque DDoS?

Um ataque DDoS visa diretamente sites com uma arquitetura distribuída, um tipo de rede com capacidade limitada em termos de infraestrutura. É portanto muito mais fácil imobilizá-lo, bloqueá-lo e, assim, tornar o site inutilizável.

Como fazem os cibercriminosos?

Quanto maior for o número de pedidos recebidos pela rede distribuída, menor é a sua capacidade de os processar correcta e rapidamente. Os cibercriminosos especializados em ataques DDoS utilizam esta fraqueza para neutralizar essas plataformas. A ferramenta que mais utilizam é a botnet, também conhecida por "rede zombie".

Consiste em várias máquinas infectadas com um cavalo de Tróia, que o cibercriminoso pode então manipular facilmente. Torna-se assim possível lançar ataques em grande escala, utilizando pedidos múltiplos de computadores controlados remotamente através de malwares para paralisar a rede distribuída.

Se os servidores não forem capazes de gerir um grande número de pedidos, o mesmo acontecerá com qualquer canal com uma largura de banda também limitada em termos de capacidade.

Quais são os efeitos de um ataque DDoS num site?

É fácil ver que um site altamente requisitado com uma arquitectura distribuída não terá os recursos necessários para assegurar um funcionamento optimizado. A plataforma torna-se por essa razão mais lenta a responder aos diferentes pedidos.

No entanto, todos ou alguns dos pedidos também podem ser ignorados. Portanto, os cibercriminosos não atacam a estrutura real do site, mas sim a sua capacidade de resposta, tornando-o inutilizável.

Quais são os principais alvos desses ataques DDoS?

Estima-se que as plataformas mais afectadas pelos ataques DDoS são os sites de e-commerce, os casinos e os sites dos fornecedores de serviços em linha. E porque estão os cibercriminosos interessados neste tipo de ataque? (DDoS) De certa forma, trata-se de um pedido de resgate.

Será exigido dinheiro em troca da interrupção do número excessivo de pedidos que paralisam o site. Uma empresa com um negócio que depende inteiramente da sua plataforma online preferirá, portanto, pagar o dinheiro ao hacker em vez de ter um site inutilizável e, portanto, inútil.

Como se proteger de um ataque DDoS?

Existem várias soluções à disposição dos webmasters para se protegerem de ataques desse género. O primeiro consiste em escolher atentamente um host. Vários prestadores de serviços oferecem a possibilidade de lutar eficazmente contra os cibercriminosos através da filtragem das redes botnetsou zombies.

A criação de um site espelho é outro procedimento eficaz para lutar contra este tipo de ataques. Refere-se à criação, sob um nome de domínio diferente (com outra extensão, por exemplo), de uma cópia padrão do site que operacional no caso da plataforma original falhar.

Ter uma interface mais rápida a carregar e capaz de oferecer uma resposta satisfatória no caso de haver pedidos em grande escala é também uma solução. Criar uma versão mais leve da plataforma ou instalar um sistema de alerta é ainda outra opção que pode ajudar as empresas a protegerem-se mais eficazmente contra os ataques DDoS.

Como pode explicar a diminuição da frequência desses ataques?

Embora os ataques DDoS tenham sido incrivelmente generalizados no início dos anos 2000, é necessário um pouco de nuance aqui. De facto, a frequência diminuiu significativamente mas é algo bastante fácil de explicar.

Por um lado, os proprietários dos sites conhecem agora os riscos que correm e optam geralmente por métodos de protecção eficazes, como os acima descritos. Por outro lado, as autoridades são muito mais activas em relação às novas tecnologias e à Web, o que significa que podem caçar mais rapidamente os cibercriminosos. No entanto, ainda é muito importante proteger a sua plataforma contra ataques DDoS. Deve saber que é possível confiar os seusde gestão IKOULA à nossa equipa de especialistas IKOULA, para evitar perder tempo a gerir problemas de servidores.





Precisa de mais informações? Peça conselhos aos nossos especialistas. Contacte a nossa secção de vendas