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- Externalização de serviços
A externalização na IKOULA
A externalização de serviços é uma profissão. A nossa profissão.
Confiar essa tarefa a especialistas em hospedagem informática e em externalização de infraestruturas torna-se então uma escolha estratégica muito sensata.
Manutenção técnica, monitorização, supervisão e assistência - a IKOULA encarrega-se de tudo para que se possa concentrar na sua atividade principal, e aconselha-o na criação de infraestruturas que satisfaçam as suas necessidades e lhe permitam alcançar os seus objetivos.
3 níveis de serviço
para satisfazer todas as necessidades
A oferta de externalização da IKOULA baseia-se num conjunto de compromissos, aos quais se acrescentam 3 níveis de serviço, de modo a adaptar-se às necessidades e objetivos de cada empresa.
Os nossos compromissos:
A manutenção do seu parque informático.
A garantia do seu equipamento durante toda a duração do nosso contrato.
O acesso ao suporte técnico através de uma interface dedicada e por e-mail
Uma equipa de especialistas reativos e atentos às suas necessidades
Os nossos 3 níveis de serviço
Nível SILVER: com base numa rede e em infraestruturas profissionais, este nível oferece apoio ao cliente e material, assim como uma supervisão geral
Nível GOLD: para além dos serviços acima referidos, beneficia de uma supervisão personalizada e de um serviço de auditoria.
Nível PLATINUM: este nível inclui os serviços anteriores e garante-lhe a externalização integral dos seus sistemas de informação por uma equipa dedicada de técnicos, assim como a gestão completa dos seus SO e softwares.
Envie um pedido de orçamento personalizado à nossa equipa de vendas por telefone ou e-mail.
Uma resposta ser-lhe-há enviada no prazo de 24 horas. As nossas equipas técnicas estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Descubra os diferentes níveis de externalização da IKOULA Vários níveis de serviço para as suas infraestruturas
Externalização de serviços SILVER apoio ao cliente e materialContacte-nos | Externalização de serviços GOLD + supervisão personalizadaContacte-nos | Externalização de serviços PLATINUM + Externalização completa (consultoria, evolução, gestão técnica,...)Contacte-nos |
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A nova lista dos serviços incluídos
Assistência técnica por e-mail, 24 horas por dia e 7 dias por semana | |||
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Interfaces de cliente dedicadas e seguras (faturação, estatísticas, relatórios...) | |||
Ligação direta com um contacto qualificado no Centro de Dados | |||
Resolução dos pedidos por pessoal qualificado | N1 | N1 | N2 |
Definição da política de backup por parte do cliente | |||
Engenheiro de vendas dedicado | |||
Supervisão do sistema (CPU, RAM, disco rígido, etc.), relatório mensal por e-mail. | |||
Disponibilidade de rede / Taxa de garantia de conectividade a 99,95% | |||
Tempo de garantia de resposta técnica (TGR) por e-mail | 6 horas | 4 horas | 2 horas |
Tempo de garantia de resposta técnica (TGR) por telefone | 30 minutos | 15 minutos | 15 minutos |
Tempo de garantia de resposta pró-ativa após a identificação do problema | Best effort | 1 hora | 30 minutos |
Tempo de garantia de substituição (TGS de hardware) | 12 horas | 4 horas | 4 horas |
Espaço de backup | 50 Gb incluídos | 100 Gb incluídos | 100 Gb incluídos |
Verificação diária dos backups | Opção | Opção | |
Personalização do procedimento de monitorização (itens, limiares e níveis de alerta, sujeitos a validação) | |||
Apoio à gestão de alertas | * | * | |
Gestão de escalabilidade (localização e recomendação de soluções adequadas) | |||
Assistência técnica por telefone, 24 horas por dia e 7 dias por semana | Opção | Opção | |
Tempo mensal atribuído a pedidos de clientes, excluindo os serviços já incluídos | Opção | 30 minutos por servidor | 1 hora por servidor |
Firewall dedicada | Opção | Opção | |
Proposta proativa para o desenvolvimento das suas infraestruturas | |||
Apoio na administração completa do sistema (web e base de dados, fora a aplicação) | |||
Aplicação das atualizações de segurança validadas pelo cliente | Opção | ||
Gestor de Operações de Contas (GOC) | Opção | Opção | Opção |
Possibilidade de criar uma solução de recuperação de desastres - os seus dados estão alojados em 2 centros de dados | Opção | Opção | Opção |
Prazo contratual | 12 meses | 12 meses | 12 meses |
Exemplos de infraestruturasgeridas pelo serviço de externalização da IKOULA
- WEB & BDD (separação sem redundância)
Perfeito para sites não críticos que, no entanto, necessitam de alguma potência de computação.
- WEB & BDD (com redundância)
Adequado para grandes desafios e/ou sites críticos que exijam disponibilidade/redundância elevadas
- WEB & BDD (separação com redundância)
Corresponde ao alojamento de dados altamente sensíveis, de acordo com o Plano de garantia de segurança (PAS, Security Assurance Plan) relativo às grandes organizações.
- SERVIDOR PLESK
EXTERNALIZADOPerfeito para uma equipa de programadores web ou para pequenas agências de serviços web. Os nossos especialistas acompanham-no/a para a construção e evolução das suas infra-estruturas.
- WEB, LOAD BALANCING,
ARMAZENAMENTO & BDD (todos com redundância)Destina-se a sites altamente sensíveis, que exijam disponibilidade/redundância elevadas, de ponta a ponta, e que suportem expansões intensas e pontuais.
Precisa de mais alguma coisa? Descubra as nossas soluções de externalização
Eles confiam em nós
Naxos
A Naxos tinha dois problemas: em primeiro lugar, precisava de assegurar um serviço de qualidade para manter o bom funcionamento da sua grande infraestrutura; e também precisava de garantir a alta disponibilidade dessa mesma infraestrutura. Era essencial que a Naxos e os seus 3 milhões de visitantes mensais pudessem contar com uma empresa de hospedagem profissional e eficiente. E, acima de tudo, com uma equipa competente em externalização e disponível a todo o momento. Uma equipa capaz de responder a todas as perguntas, de antecipar o mais pequeno problema e de fazer evoluir as suas infraestruturas conforme as necessidades.
MICROLOGICIEL
Enquanto fornecedor de soluções de software SaaS, precisamos de ter uma infraestrutura segura e sem vulnerabilidades. As equipas de externalização da IKOULA ajudaram-nos a criar, a implementar e a gerir uma infraestrutura cuja arquitetura satisfaz as nossas necessidades, o que nos permite agora centrar a nossa atenção nos nossos clientes.
ADELE.ORG
A ADELE.ORG é uma plataforma dedicada à pesquisa de quartos em residências estudantis ou universitárias. Devido à sua natureza, o site apresenta picos de atividade várias vezes ao ano, necessitando de um prestador de alojamento que seja capaz de garantir o funcionamento da plataforma sem interrupção, e ao mesmo tempo a sua rápida evolução em caso de aumento de carga. A experiência das equipas da IKOULA tranquiliza-nos e garante que os estudantes e jovens trabalhadores, bem como os nossos funcionários que gerem o arrendamento, disponham de uma plataforma optimizada.
Seleção do nível de serviço certo Perguntas frequentes
- As aplicações são todas suportadas pelas equipas dos serviços geridos?
- Na qualidade de especialistas, as equipas da IKOULA dominam muitas aplicações, incluindo as seguintes (lista não exaustiva):
- Linux:
- Serviços da Web (Apache, Nginx, lighttpd, NodeJS, Haproxy, Varnish, Tomcat, PHP - FPM & module, Plesk, etc.)
- Bases de dados (MySQL - único ou replicação, MariaDB - único ou replicação, Postgres - único ou replicação, MongoDB - único ou replicação, SQlite, etc.)
- Aplicações (Docker, Supervisor, Bascule, CoroSync, etc.)
- Windows:
- Serviços da Web (IIS, Apache, Nginx, PHP - FPM & module, Plesk, etc.)
- Bases de dados (Microsoft SQL Server - único ou replicação, MySQL - único ou replicação, MariaDB - único ou replicação, Postgres - único ou replicação, etc.)
- Linux:
- Como a externalização ajuda as Pmes a se desenvolver?
- O externalização permite às PME beneficiar de uma manutenção informática equivalente à das grandes empresas, que muitas vezes dispõem de uma equipa especializada neste sector.
- Como iniciar a externalização?
- Em primeiro lugar, você deve se registrar e fazer todas as perguntas que quiser com antecedência. Depois, você pode se conectar à sua área de cliente para depois escolher o pacote e VPS que a empresa deseja.
- Como ocorre a supervisão remota das suas plataformas?
- Para suportar os serviços geridos que executam as suas plataformas, a IKOULA fornece várias ferramentas de relatório e supervisão, acessíveis a partir de uma única interface da Web segura, denominada Extranet.
Com a Extranet, disporá de todas as informações necessárias para gerir as suas plataformas:- Supervisão de sistemas e serviços
- Monitorização de painéis
- Acompanhamento dos principais indicadores
- Relatórios de resposta
- Revisão anual, identificação de eventuais novas necessidades, definição das principais orientações
- Como ter sucesso na externalização de TI?
- É fundamental definir as necessidades e os resultados esperados elaborando um contrato em que ambas as partes estejam de acordo em todos os pontos, mas primeiro a empresa escolhe o tipo de externalização que deseja (completa ou não). E acima de tudo, o cliente deve estar em constante comunicação com o provedor para que não haja problemas.
- O que é externalização?
- A externalização exige que uma empresa confie seu sistema de TI (o gerenciamento de seus computadores, dados e software) a um provedor de serviços. Essa externalização pode ser total ou parcial.
- O que implicam os serviços geridos da IKOULA na prática?
- Cada empresa tem sua própria infraestrutura e necessidades diferentes, portanto a IKOULA oferece 3 níveis distintos de terceirização: SILVER, GOLD e PLATINUM. Cada nível de serviço segue 3 eixos principais: monitoramento, backup/restauração e gerenciamento do sistema.
- Monitoramento (ferramenta Zabbix):
- Nível SILVER: Monitoramento padrão via Zabbix. Esta ferramenta fará leituras precisas e verificará o estado dos recursos do sistema (RAM, CPU, disco, rede, etc.) e serviços (https, web, search, bdd, etc.).
- Nível GOLD e PLATINUM: Monitoramento avançado com sondas personalizadas, para verificar a disponibilidade, mas também o consumo de recursos. Por exemplo, em uma plataforma web, o tempo de resposta de uma página inicial é verificado. Essas medições são registradas e comparadas para identificar degradações de serviço. Além de um determinado limite, os alertas são enviados e a intervenção humana é necessária. Essas intervenções podem ser planejadas a montante em um livro de procedimentos.
- Backup/restauração:
- Nível SILVER: 50 GB incluídos
- Nível GOLD: 100 GB incluídos
- Nível PLATINUM: 100 GB inclusos, com verificação diária de backups. As equipas IKOULA gerem backups e restaurações em nome do cliente de acordo com critérios estabelecidos a montante. O cliente não pode modificar ou restaurar um elemento sem antes passar pelo serviço de terceirização. A presença de um firewall também é obrigatória.
- Gerenciamento do sistema:
- Nível PLATINUM: Suporte total à administração do sistema (web e banco de dados, apenas o aplicativo não é administrado)
- O que inclui um serviço de externalização?
- Em primeiro lugar é preciso saber que tipo de externalização a empresa selecionou, porém para a maioria delas inclui a manutenção do parque de informática, o monitoramento e a segurança de todos os sistemas e redes, um suporte técnico e uma assistência ao vários utilizadores e por último uma evolução do parque informático para que seja permanentemente eficiente.
- Por que colocar seu servidor em externalização?
- Graças à externalização, a empresa não tem mais problemas de superaquecimento ou falha porque os dados são armazenados em datacenters muito seguros. Cada vez mais e ad o ptante deste método a empresa mantém-se na vanguarda da tecnologia.
- Por que escolher a IKOULA?
- Escolher a IKOULA para serviços geridos traz muitas vantagens:
- A supervisão é totalmente personalizável:
- os modelos ou templates "made in IKOULA" podem ser aplicados, com modificação dos limites
- os cenários da web podem ser criados e monitorizados, com base no código de retorno, na pesquisa de texto na página e no tempo de resposta
- podem ser criados elementos específicos de supervisão, em colaboração com as equipas da IKOULA
- também podem ser implementados procedimentos de intervenção, em caso de alertas
- Os backups são objeto de atenção especial:
- podem ser personalizados (programação, periodicidade e método de backup utilizado: cópia de ficheiro, despejo etc.)
- por defeito, estão localizados num site remoto, por exemplo, se a sua infraestrutura estiver localizada no nosso centro de dados IKDC1, o backup estará localizado automaticamente no nosso segundo centro de dados IKDC2 e vice-versa)
- Existem várias opções PRA; é possível replicar completamente a plataforma principal, ou dispor de uma plataforma menor com operação degradada.
- A supervisão é totalmente personalizável:
- Por que proteger os dados corporativos na externalização?
- Esta minimiza acidentes como perda ou roubo de dados e vazamento de informações confidenciais por hackers ou por um funcionário.
- Por que utilizar serviços geridos para as minhas infraestruturas?
- Optar por serviços geridos permite confiar a manutenção das suas máquinas a profissionais, que possuem um conhecimento perfeito dos vários problemas do setor.
- Escolher serviços geridos significa escolher:
- Tranquilidade: optar pela externalização permite que seja informado em tempo real sobre o estado das suas infraestruturas, através da nossa Extranet segura. Se necessário, as nossas equipas de especialistas - sediadas nos nossos centros de dados - podem responder automaticamente. Então, não precisa de se preocupar! Poderá voltar a concentrar-se na sua atividade principal!
- Segurança: como a segurança dos sistemas informáticos é a nossa prioridade, as nossas equipas seguem um protocolo de monitorização diária muito rigoroso, que permite identificar possíveis vulnerabilidades e corrigi-las o mais rapidamente possível. Neste protocolo está incluído o seguinte:
- Monitorização completa, com verificação de fontes reconhecidas (sites de sistemas operativos, como Debian ou Centos, mas também sites como ANSSI, Zataz ou NVD)
- Atualização das bases de dados de informações internas, com listas de informações de aplicações (nomes e versões visadas), bem como documentação do cliente, com explicações sobre fragilidades encontradas e as medidas corretivas adotadas (disponíveis na Extranet de cada cliente)
- Comunicação direta com os clientes, de acordo com a criticidade das vulnerabilidades identificadas, para planeamento das operações a serem realizadas
- Controlo: na Extranet segura da IKOULA, poderá monitorizar o desempenho da sua plataforma, de acordo com os seus indicadores-chave de desempenho. As nossas equipas também o ajudarão a ajustar e a adaptar as suas infraestruturas, de acordo com o desenvolvimento da sua empresa, enquanto controla os custos.
- Qual é a abordagem certa para escolher uma externalização?
- Primeiro você tem que comparar as ofertas oferecidas e os custos entre as diferentes empresas que oferecem este serviço. Em seguida, é necessário avaliar a capacidade de resposta, flexibilidade, expertise e segurança para saber o que melhor atende às necessidades do negócio. E, sobretudo, é preferível avançar para as ofertas modulares (isto é, estas últimas adaptadas e personalizadas de acordo com as necessidades do cliente) do que para as ofertas embaladas.
- Qual é o sentido da externalização?
- As vantagens de poupar tempo e dinheiro, garantir a protecção dos dados e também antecipar problemas são várias porque são os especialistas que cuidam disso. E também do ponto de vista jurídico, transferindo a responsabilidade para o prestador de serviços em caso de problemas de TI.
- Que ações concretas podem ser realizadas pelas equipas de serviços geridos da IKOULA?
- Tudo depende do nível de serviço selecionado e dos objetivos/necessidades da empresa. Podemos citar, por exemplo:
- Criação de um VirtualHost (configuração da Web, base de dados com utilizador, utilizador SFTP, etc.).
- Análise e implementação de configurações específicas, de acordo com as necessidades do cliente (redirecionamento, reescrita de URL, caching ou função de memorização, etc.)
- Monitorização de atualizações e vulnerabilidades de segurança de servidores e aplicações, com análise e proposta de soluções para o cliente, bem como aplicação de correções de acordo com o cliente.
- Monitorização da plataforma, com recomendações sobre a sua evolução Eventual criação de um comité diretor, por audioconferência ou no local.
- Monitorização diário dos backups da plataforma, com correção automática de erros (atualizações, etc.). O mais importante é ter SEMPRE um backup funcional!
- Mais informações sobre a oferta de terceirização MSP