VPS: descubra o servidor virtual dedicado.

VPS significa servidor virtual privadoe constitui uma IaaS (infraestrutura como serviço) extremamente comum entre as diferentes ofertas fornecidas pelas soluções de alojamento na Web. O VPS apresentacaracterísticas semelhantes às de um servidor dedicado, embora a sua arquitetura seja bastante diferente. Quais são as características deste tipo de alojamento e quais as vantagens e desvantagens? Deixe-nos explicar.

Características do VPS

  • Um servidor dedicado situado no centro de uma máquina física: o VPS é uma solução de alojamento virtual dedicada, localizada no centro de um servidor, uma máquina que usa um sistema de virtualização e outros recursos físicos para facilitar a operação correta do VPS. Assim, o primeiro servidor está dividido em vários servidores. Cada um deles usa um sistema operativo que lhe é específico, sendo capaz de reiniciar independentemente dos outros.
  • O VPS envolve gestão independente: o VPS permite aos utilizadores gerir os seus servidores desde a raiz da máquina. Assim, torna-se possível gerir o seu servidor de forma independente e segura, da mesma forma que um servidor dedicado.
  • O servidor virtual é gerido por um hipervisor: este gestor de máquinas virtuais significa que cada servidor pode receber uma parte dos recursos, designadamente, do processador, da memória e do espaço em disco.
  • O VPS é capaz de suportar a utilização de aplicações e outro software: cada utilizador poderá instalar as aplicações necessárias, dependendo do sistema operativo instalado. O VPS pode fornecer uma caixa de correio e serviços específicos para sites de comércio eletrónico, bem como facilitar a criação de blogues. São características semelhantes às do alojamento privado.

O VPS, graças ao facto de a sua arquitetura estar próxima da de um servidor dedicado, oferece vantagens inegáveis. Vejamos as suas vantagens com mais pormenor.

Porquê escolher um VPS: vantagens

  • Um excelente compromisso económico entre um servidor partilhado e um servidor dedicado: um servidor partilhado nem sempre satisfaz as necessidades de uma empresa, devido a níveis mais baixos de desempenho e segurança. Por outro lado, embora um servidor dedicado seja eficiente, ele representa um custo considerável, que exige um orçamento que não está disponível para todas as empresas. Assim, o VPS pode ser visto como um excelente compromisso, graças a desempenhos semelhantes aos de um servidor dedicado, oferecidos a uma taxa muito mais favorável. De facto, os processos de criação de um VPS no centro de um sistema de informações individual são mais simples, enquanto soluções de alojamento na Web, além de mais rápidos e, consequentemente, menos dispendiosos.
  • Estão disponíveis várias opções: com este tipo de alojamento, é possível instalar o seu próprio sistema operativo, com base na linguagem de programação utilizada, executar aplicações e ter acesso a vários serviços fornecidos pelo VPS. Trata-se de uma solução particularmente atrativa. As opções oferecidas são vastas e responderão à maioria dos requisitos empresariais, bem como provavelmente a requisitos mais específicos.
  • Servidor altamente seguro: graças ao sistema de encapsulamento, destinado a garantir a independência de cada VPS, é possível proteger os servidores geridos em paralelo por outros utilizadores. Em consequência disso, todos beneficiarão de um nível elevado de segurança. Tanto mais que cada VPS utiliza o seu próprio sistema operativo. Além disso, em caso de ataques, mau funcionamento ou erro, outros serviços alojados não serão afetados.
  • Distribuição de recursos pelo hipervisor: isso é definido previamente pelas soluções de alojamento na Web. Além disso, pagará por um nível de desempenho mínimo que, de um modo geral, pode ser benéfico na prática. Basicamente, sempre que o VPS localizado no mesmo servidor não estiver a ser utilizado, o seu espaço poderá lucrar com recursos adicionais, graças ao hipervisor que os redistribui constantemente.

Quais são as desvantagens do VPS?

  • Gestão mais complexa: na verdade, é o utilizador que deve aceder à raiz da máquina, para gerir o seu servidor virtual. A configuração básica, assim como a manutenção e as atualizações também serão geridas pelo utilizador e não pelo responsável pelo alojamento. Além disso, é necessário ter os conhecimentos e a experiência necessários para tirar o melhor partido de um VPS.
  • Menos recursos de rede: o primeiro servidor é controlado por um determinado número de redes. A disponibilidade destas é, assim, menos importante do que para um servidor dedicado tradicional. O VPS sofre, assim, de uma limitação substancial, o que constitui a sua maior desvantagem.

VPS: para que tipo de utilizador?

Como acabámos de ver, o VPS exige determinados conhecimentos e competências para uma melhor utilização e gestão. Além disso, o seu nível de desempenho não é tão elevado quanto o de um servidor dedicado. Por essa razão, é recomendado para utilizadores experientes que não possuam o orçamento necessário para adquirir alojamento privado.

Também recomendamos a utilização de um VPS para a criação de sites partilhados, por exemplo, ou de sites de comércio eletrónico de média escala. As plataformas que geram tráfego intenso também podem beneficiar do desempenho do VPS, bem como aquelas que exigem a instalação de aplicações pesadas ou software específico, que não é possível com alojamento partilhado.

Como fazer a escolha VPS certa?

  • Características técnicas: o processador, a RAM e o armazenamento são alguns dos muitos recursos que deverão satisfazer os seus requisitos específicos. Além disso, importa referir que optar por um VPS capaz de suportar a carga de processamento necessária concederá espaço de memória e armazenamento suficiente para as suas aplicações e diferentes programas de software.
  • Outras opções de desenvolvimento: o dimensionamento do seu servidor virtual deverá ter em conta o desenvolvimento adicional da sua plataforma. Por isso, recomendamos que opte por uma solução de alojamento que seja flexível e escalável e que permita redimensionar o seu VPS, para fornecer um servidor com desempenho suficiente e com todos os recursos de hardware necessários.
  • Segurança e confidencialidade: para obter um nível superior de segurança, poderá optar, por exemplo, por uma firewall potente. Além disso, deverá garantir que a sua solução de alojamento garanta o isolamento dos diferentes servidores. Verifique também a localização dos centros de dados. Locais físicos diferentes não possuem os mesmos regulamentos relativamente à confidencialidade. Assim, se estiver a alojar dados exclusivos, relacionados com os seus clientes, por exemplo, necessitará de um nível mais elevado de confidencialidade.




Necessita de mais informações? Peça conselhos aos nossos especialistas. Contacte a nossa secção de vendas