DESEMPENHO DE IT COM O VMWARE CLOUD DIRECTOR


Para estarem atualizadas e na vanguarda da inovação, as empresas precisam de um sistema de TI flexível e eficiente. À medida que a demanda por capacidade de armazenamento e poder de computação aumenta, a virtualização parece ser uma escolha inteligente e recorrer ao armazenamento de dados de computador na nuvem (computação em nuvem) é essencial.

O que é VMware Cloud Director?


VMware Cloud Director é uma plataforma de serviços em nuvem que oferece às empresas a capacidade de criar nuvens de autoatendimento, privadas, seguras e multiusuário. A segurança da nuvem é obtida consolidando recursos de infraestrutura virtual em data centers virtuais e, em seguida, expondo-os aos usuários por meio de portais da web e APIs como serviços totalmente automatizados e em catálogos. Essa tecnologia permite que as empresas implantem seus próprios servidores virtuais e, assim, adaptem seus próprios data centers virtuais.

Com o VMware Cloud Director, as empresas se beneficiam de recursos de nuvem seguros, eficientes e personalizados.



Tout voir Tout fermer
Com o VMware Cloud Director, vários recursos estão disponíveis, como:
  • • Pooling de recursos multiusuário, que é realizado hospedando e atendendo vários clientes a partir de um único vCenter que pode ser expandido em servidores físicos distribuídos.
  • • O VMware Cloud Director oferece uma rampa de acesso fácil para o desenvolvimento de aplicativos nativos em nuvem para Enterprise DevOps, fornecendo Kubernetes e VMs nativas, Project Pacific ou Enterprise PKS no mesmo ambiente de infraestrutura virtual.
  • • Boa migração e disponibilidade na nuvem, em particular com uma extensão de data centers que permite hibridização segura, conectividade simples e migrações a frio ou a quente.
  • • Eficiência de infraestrutura incomparável, com automação sensível ao contexto em todos os fluxos de trabalho. Terraform Provider for Cloud Director permite o provisionamento completo de recursos de computação e rede em forma de código.
  • • Um conjunto de serviços e montagem de serviços: Cloud Director App LaunchPad fornece plataforma de aplicativo como funcionalidade de serviço (aPaaS). Com essa escalabilidade, os clientes com pouco ou nenhum conhecimento de infraestrutura podem implantar aplicativos de terceiros ou personalizados, e os fornecedores podem expandir rapidamente seu portfólio do VMware Cloud Marketplace ou serviços personalizados.
O VMware Cloud Director oferece muitos benefícios. Essa solução de software permite que as empresas aumentem sua capacidade de resposta simplesmente permitindo que os usuários desenvolvam serviços feitos sob medida ou pré-configurados, enquanto preserva a segurança e o controle dos dados de vários usuários com base nas tecnologias de segurança VMware vShield. Os data centers ajudam a fortalecer a consolidação e simplificar o gerenciamento de recursos internos, ao mesmo tempo em que reduzem custos.
Como funciona o VMware Cloud Director?
Todos os recursos de armazenamento e computação são reunidos em um único local, em um ou mais data centers virtuais. Como resultado, em vez de utilizar infraestruturas físicas e dividi-las em silos de acordo com os usuários e necessidades, as empresas têm a possibilidade de aumentar o uso de recursos materiais e aumentar sua eficiência, por meio da implantação de data centers virtuais isolados. A partir de uma infraestrutura física comum no sistema principal.

O VMware Cloud Director reúne o VMware vSphere e o vCenter para formar uma pilha de infraestruturas de nuvem pública e privada. A tecnologia adiciona uma camada adicional de abstração ao vSphere, tornando possível remover hosts, pools, servidores, clusters e outros para apresentá-los na forma de datacenters virtuais que podem fazer vApps funcionar (cadeias de aplicativos que constituem um conjunto de máquinas virtuais (VM )). O VMware Cloud Director oferece uma variedade de catálogos de serviços, dando acesso a um grande número de vApps e permitindo que sejam provisionados rapidamente.

Com o VMware vCloud Director, em vez de fazer solicitações de suporte e esperar em filas, os portais de autoatendimento para chegar aos data centers virtuais são acessíveis. O departamento de TI da empresa pode, assim, definir diferentes modelos de consumo para a mesma infraestrutura (pools reservados e capacidade sob demanda). É possível associá-los a um tipo de custo com o VMware vCenter Chargeback, permitindo assim controlar os custos e o tipo de utilização. Todo o controle dos servidores, em última análise, fica com o departamento de TI e é gerenciado por controles de acesso baseados em funções, usando os serviços de diretório Lightweight Directory Access Protocol (LDAP) disponíveis.


Como implantar seus próprios servidores virtuais com o VMware Cloud Director?

Para uma organização implantar servidores virtuais, o administrador do sistema deve criar um data center virtual do fornecedor e os data centers virtuais da organização que usam seus recursos. A característica de criação desses servidores dependerá de certos parâmetros, como a extensão das ofertas de serviços disponíveis da empresa ou sua capacidade, ou a distribuição da infraestrutura vSphere. Os serviços disponíveis para usuários no vSphere e sua capacidade são limitados pelo datacenter do provedor.

Assim, os administradores criam centros de dados que fornecem diferentes classes de serviço com base em parâmetros como desempenho, funcionalidade, a fim de fornecer aos usuários centros de dados organizacionais que fornecem classes específicas de serviço que foram configuradas pelo centro de dados que fornece backup.

Antes de criar um datacenter de fornecedor, portanto, é necessário primeiro avaliar o conjunto de funcionalidades do vSphere que será oferecido aos usuários. Alguns podem ser criados diretamente no pool de recursos principais disponíveis do data center do fornecedor. Outros exigem o design de novos pools de recursos com base em clusters vSphere personalizados e, em seguida, adicionados ao data center do fornecedor.

Além disso, para alocar recursos a uma organização, um data center da organização deve ser criado. Um data center virtual organizacional adquire seus recursos de um data center virtual de um fornecedor. Uma organização pode ter vários data centers virtuais organizacionais. Então, um servidor virtual pode ser uma interface NSX Edge interna ou uplink e o processo de criação é feito em várias etapas:


  1. Clique na guia Fluxos de trabalho e navegue para Biblioteca> NSX> Balanceador de carga> Criar servidor virtual.
  2. Clique no ícone verde Iniciar fluxo de trabalho.
  3. Selecione o objeto Conexão NSX (endpoint NSX). Se não estiver definido, selecione a conexão no inventário NSX da exibição do inventário vRO.
  4. Selecione o objeto NSX Edge.
  5. Insira o nome do servidor virtual.
  6. Insira uma descrição para o servidor virtual.
  7. Escolha se deseja ou não ativar o servidor virtual. Insira o endereço IP do servidor virtual. Este deve ser um endereço IP válido do Edge vNIC.
  8. Insira o protocolo do servidor virtual (HTTP, HTTPS, TCP).
  9. Insira a porta do servidor virtual.
  10. Insira o limite de conexão e o limite de velocidade de conexão.
  11. Selecione o perfil de aplicativo associado ao servidor virtual. Selecione o pool padrão. Selecione o perfil do aplicativo.
  12. Escolha se deseja ou não ativar a inserção de serviço.
  13. Escolha se deseja ou não ativar a aceleração.
  14. Clique em Enviar.






Como criar um data center privado virtual com VMware Cloud Director?

Um data center virtual é um contêiner de todos os recursos necessários para completar um ambiente totalmente funcional para operar máquinas virtuais. Vários data centers podem ser criados para orquestrar grupos de ambientes para atender às diferentes necessidades do usuário. Em particular, pode-se criar um data center para cada unidade da organização da empresa ou mesmo data centers para ambientes exigentes e menos exigentes. Em geral, o procedimento é feito em 3 etapas:


  1. Na página inicial do vSphere Client, navegue até Home> Hosts and Clusters.
  2. Clique com o botão direito do mouse no objeto vCenter Server e selecione New Datacenter.
  3. Insira um nome para o data center e clique em OK.



Em resumo

Inigualável e a principal plataforma de serviços em nuvem para provedores de nuvem, o VMware Cloud Director permite que empresas ou provedores de serviços em nuvem criem nuvens seguras, personalizáveis e privadas que melhoram muito o desempenho do data center.

Com a crescente necessidade de espaço de armazenamento e poder de computação, a virtualização é inevitável, o VMware Cloud Director torna possível fazer a transição para uma solução de computação em nuvem de forma pragmática, reunindo os recursos de infraestruturas virtuais em um pool e reunindo-os .apresentando aos usuários na forma de serviços reunidos em catálogos.