O que é a computação na nuvem?

A computação na nuvem é hoje a solução preferida de alojamento para empresas: simples de gerir e financeiramente atrativa. A computação na nuvem oferece serviços de TI a pedido, através da Internet (servidores, bases de dados, software, redes, armazenamento, etc.). Isso assume a forma de máquinas virtuais chamadas instâncias, que poderá implantar autonomamente, utilizando uma interface de orquestração.

A seleção do prestador certo de serviços de nuvem é essencial, devendo ser tidos em conta vários critérios diferentes. Como fazer a escolha certa? Deixe-nos explicar.

Para evitar erros, é essencial fazer um balanço de como pretende utilizar o seu serviço de alojamento e entender os diferentes tipos de serviços de nuvem disponíveis no mercado, para que possa selecionar a oferta que melhor se adapte às suas necessidades e prioridades.


Diferentes utilizações da computação na nuvem

Quer tenha uma PME em crescimento, uma start-up em fase inicial ou um grande grupo de empresas a nível internacional, a computação na nuvem é uma tecnologia utilizada por todos. A utilização mais comum inclui armazenamento e backup de dados, implantação de software do tipo SaaS, gestão e análise de dados, IA e desenvolvimento de aplicações.
Dependendo de como pretende utilizar a computação na nuvem, poderá escolher um tipo específico de serviço, entre os que existem atualmente no mercado.

Diferentes tipos de computação na nuvem

  • Nuvem pública: os recursos da nuvem pública são partilhados, permitindo a máxima flexibilidade. Esta solução permite controlar o orçamento, pois a faturação é calculada com precisão, com base no que cada uma das suas instâncias consome.
  • Nuvem privada: Na nuvem privada, os recursos são dedicados. Isso garante que a sua infraestrutura seja estanque e os custos mais previsíveis, pois a faturação baseia-se no equipamento hospedeiro necessário, bem como no equipamento em que pretende implantar as instâncias necessárias, a qualquer momento.
  • Nuvem híbrida: a solução da nuvem híbrida é optar pela nuvem privada e, em seguida, instalar instâncias na nuvem pública, de forma ad hoc e/ou autónoma, para exceder os limites da nuvem privada sem necessitar de alojamento adicional.

Quais são as vantagens das soluções de computação na nuvem da IKOULA?




Custo

O modelo de computação na nuvem permite que pague apenas aquilo de que realmente necessita. Poderá criar e interromper os seus equipamentos, sempre que desejar e, dessa forma, acompanhar de perto a evolução das suas necessidades. Além disso, com a computação na nuvem, deixará de ser necessário investir em hardware ou recursos humanos para gerir toda a sua infraestrutura.


Velocidade de implantação

Com a CLOUD IKOULA ONE, as infraestruturas mais complexas podem ser implantadas com apenas alguns cliques. Além disso, com a funcionalidade de duplicação de instâncias, poderá criar as suas instâncias e replicá-las em todos os seus equipamentos, numa questão de minutos.



Segurança

O sistema e a infraestrutura em que a CLOUD IKOULA ONE se baseia são atualizados regularmente pelas nossas equipas, para garantir a proteção dos seus dados. Além disso, estão integradas na solução muitas funcionalidades da política de segurança, para permitir a maior proteção da sua rede (Firewall, Load Balancer, etc.)



Saiba mais sobre as soluções de Computação na nuvem da IKOULA




Nuvem pública
Com base na solução CLOUD IKOULA ONE, a nuvem pública da IKOULA é, sobretudo, uma interface centralizada e simplificada, para facilitar a gestão dos seus equipamentos virtuais e da infraestrutura de rede, ao mesmo tempo que garante total segurança. A escalabilidade geográfica permite implantar equipamentos em três continentes: Europa, Ásia e América, para que se possa aproximar dos seus clientes finais, por exemplo. A nuvem pública da IKOULA oferece um painel completo de modelos ou templates de instâncias, disponibilizando não só instâncias de uso geral, como também instâncias que se concentram na RAM ou nas CPU. Além disso, beneficiará de uma grande variedade de configurações de política de segurança, como firewalls ou repartidores de carga, que o ajudarão a gerir o tráfego da forma mais eficiente possível.
Saiba mais

Nuvem privada/híbrida
A nuvem privada IKOULA é uma solução chave na mão, que permite alugar servidores, incluindo toda a solução CLOUD IKOULA ONE, desenvolvida pela IKOULA. Ao selecionar esta solução, poderá implantar quantas instâncias desejar, graças ao orquestrador incluído no servidor dedicado, a fim de criar uma infraestrutura hermética para os seus projetos. Dependendo das suas necessidades, também pode optar por uma solução híbrida, uma combinação dos níveis público e privado, implantando ocasionalmente instâncias na nuvem pública da IKOULA, totalmente compatível com a solução da nuvem privada.
Ler mais

Cloud Pods
A tecnologia CLOUD IKOULA PODS, desenvolvida pela IKOULA, permite implantar a nuvem privada em qualquer lugar do mundo e, especialmente, em casa ou no escritório. Concebida para grandes empresas ou entidades de administração local, o servidor é-lhe entregue diretamente, com toda a solução CLOUD IKOULA ONE integrada. Poderá tirar proveito de toda a tecnologia desenvolvida pela IKOULA, no âmbito da sua própria infraestrutura e com as suas próprias regras de segurança.
Saiba mais

Aplicações de um só clique
Não perca tempo com a instalação e a configuração das suas aplicações. Implante o Docker, o Nginx, o Apache, o Wordpress e muitos outros ambientes de trabalho, com apenas alguns cliques.



Visualizar os produtos
Necessita de mais informações? Sobre as soluções da IKOULA de serviço de alojamento. Contacte o nosso departamento de vendas