OFERTA de descoberta 10 € creditados, 100 € oferecidosCrie uma conta

Como instalar o Lemp em 1 clique na sua nuvem pública?

LEMP é uma pilha de software composta por 4 softwares muito populares, servindo como base para a configuração e gestão de um servidor web. Como alternativa ao LAMP histórico, o LEMP destaca-se hoje em dia e convence cada vez mais utilizadores.

Para utilizar o LEMP e beneficiar das suas vantagens, pode ser instalado em menos de 3 minutos, graças à tecnologia One Click desenvolvida pela IKOULA. Já pré-configurado, o LEMP pode ser instalado num VM com apenas alguns cliques no momento da instalação, mas também num servidor dedicado usando um script.

Vídeo de instalação num só clique



LEMP : um acrónimo para 4 software

  • Linux : Sistema Operativo (SO) (designa todas as distribuições GNU/Linux). Assegura a atribuição de recursos a outras componentes.
  • Nginx (servidor http): Este é o servidor front-end que responde directamente aos pedidos dos utilizadores do website.
  • MySQL (ou MariaDB): Estes são sistemas de gestão de bases de dados amplamente utilizados por indivíduos e profissionais.
  • PHP (ou mais raramente Python/Pearl): São linguagens de programação que permitem a geração de páginas web dinâmicas e a comunicação com o servidor MySQL (base de dados).

Esta combinação de software tornou-se popular muito rapidamente, porque é facilmente utilizável por um baixo custo. Além disso, todos os componentes desta combinação estão presentes nas distribuições Linux.

Os diferentes elementos podem ser localizados na mesma máquina ou ser expedidos em máquinas diferentes, nomeadamente para assegurar um nível máximo de disponibilidade (balanceamento de carga).

Qual é a diferença entre o LEMP e o LAMP?

Como o seu nome sugere, estas duas pilhas de software são muito semelhantes. A única diferença é o servidor web utilizado, ou seja, o software que executa os pedidos http.

LAMP usa Apache, enquanto LEMP se refere a Nginx. Este último ganhou muita popularidade nos últimos anos em detrimento do seu principal concorrente (Apache). A Nginx ganhou quota de mercado graças a uma operação mais moderna e, portanto, mais bem adaptada às práticas mais recentes. No entanto, as funcionalidades são quase semelhantes e a escolha de uma ou outra não deve ser um travão mais tarde.

CookiesPrivacy